Obras desaparecidas

Fazem parte deste cadastro todas as peças pertencentes à Biblioteca Nacional que estão desaparecidas de seu acervo. Nesta listagem encontram-se, por exemplo, 369 fotografias que integram a Coleção D. Thereza Cristina Maria – formada pelo imperador d. Pedro II – e que fazem parte do ‘Registro da Memória do Mundo’, da Unesco, desde 2003.

Algumas peças furtadas do acervo da Biblioteca Nacional foram recuperadas graças a informações recebidas. Neste sentido, a divulgação da lista de itens ausentes/desaparecidos da BN contribui para o rastreamento, a localização e a recuperação do patrimônio da instituição.

Caso tenha alguma informação que possa contribuir para que a Biblioteca Nacional consiga reaver estas obras insubstituíveis, entre em contato com o Centro de Coleções e Serviços aos Leitores [email protected].

A seguir, acesse o catálogo de obras desaparecidas do acervo da Biblioteca Nacional, que inclui ferramenta de busca que possibilita a pesquisa por título da obra, nome do autor, assunto e data de publicação.