1 Ementa Diferenciação entre o grego clássico e o grego moderno; transliteração do alfabeto grego para o latino; introdução aos numerais gregos; leitura e transliteração de folhas de rosto de obras raras publicadas em grego e depositadas na Divisão de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional.

29/11/2018 a 30/11/2018

XIII Encontro Nacional de Acervo Raro

A Fundação Biblioteca Nacional, através do Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras (PLANOR), realizará o XIII ENAR nos dias 29 e 30 de novembro, com o tema ‘Políticas de Segurança e Salvaguarda de Acervos Raros e Especiais’.

O Encontro Nacional de Acervo Raro - ENAR é um evento bienal que, inicialmente, era realizado juntamente ao Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CDDB. A partir de sua 7ª edição, passou a ser realizado na sede da FBN com grande sucesso, onde recebemos participantes de todo o Brasil e, em algumas edições, também convidados estrangeiros. O ENAR visa expor e discutir a realidade dos acervos raros existentes no país, de modo a fortalecer a troca de experiências e divulgação de ações. Em cada edição, procuramos contemplar temáticas que permitam este intercâmbio. Para a 12ª edição, que será realizada nos dias 24 e 25 de novembro de 2016, na sede da FBN, a temática do XII ENAR será: “Acervos raros no Brasil: coleções formadoras e políticas de desenvolvimento de coleções”.

Obras raras da Biblioteca Nacional
24/11/2016 a 25/11/2016

XII Encontro Nacional de Acervo Raro

O Encontro Nacional de Acervo Raro - ENAR é um evento bienal que, inicialmente, era realizado juntamente ao Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CDDB.

O Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – Planor realizou no dia 19 de maio de 2009 a Jornada “O Livro: uma trajetória”, um ciclo de palestras apresentadas por servidores da Fundação Biblioteca Nacional, que procurou traçar em linhas gerais a história e evolução do livro. Foram oferecidas gratuitamente 50 vagas para servidores da FBN e 50 vagas para estudantes das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e História, com direito a certificação.