Programa de Coedição de Livros Sem Ônus

O objetivo deste Programa é estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos editoriais de relevância para a cultura brasileira, na forma de livros e revistas, em suporte impresso ou digital.

Os propósitos são a divulgação, a valorização e a facilitação do acesso tanto ao patrimônio mantido pela Biblioteca Nacional quanto ao conhecimento produzido a partir desse inestimável acervo bibliográfico e documental.

O edital para a avaliação dos projetos é lançado anualmente. As parcerias são firmadas por meio de acordo de cooperação técnica ou outro instrumento jurídico adequado, sem envolver contrapartida financeira por parte da Biblioteca.

Resultados

Os seguintes títulos já foram publicados nesta modalidade:

  • Mestres da gravura. Coleção Fundação Biblioteca Nacional (Biblioteca Nacional; Artepadilla e Caramurê Publicações), reunindo, em oito coleções (italiana, alemã, holandesa, flamenca, francesa, inglesa, espanhola e portuguesa) o melhor da arte de gravuras entre os séculos XV e XIX;
  • À Biblioteca Nacional: espaços, pessoas, objetos, ensaio fotográfico de Anna Oswaldo Cruz e texto de Renato Lessa sobre a ideia de uma “história natural da biblioteca”. FBN; Fundação Miguel de Cervantes. Apoio BNDES;
  • Eu sou trezentos: Mário de Andrade, vida e obra, Eduardo Jardim. FBN; Edições de Janeiro;
  • Memória histórica sobre os diamantes, seu descobrimento..., por José de Rezende Costa. FNB; Amirco (Associação dos Amigos de Resende Costa)
  • Exaltação (reedição), Albertina Bertha. FBN; Gradiva Editorial;
  • Nebulosas (2ª ed.); Narcisa Amália. FBN; Gradiva Editorial;
  • O bibliotecário perfeito. O historiador Ramiz Galvão na Biblioteca Nacional, Ana Paula Sampaio Caldeira. FBN; EDIPUCRS.