Projetos institucionais

Os pesquisadores do quadro de servidores da Biblioteca Nacional (BN) desenvolvem estudos históricos e literários sobre os diversos segmentos do acervo da instituição. Estes projetos de pesquisa contribuem para o cumprimento de um dos principais objetivos da BN, que é difundir as informações contidas nas obras sob sua guarda.

Os dados expostos abaixo correspondem à última atualização de cada projeto insitucional.

Título: Periódicos Literários: publicações efêmeras, memória permanente
Autor: 
Irineu E. Jones Corrêa e Maria Cristina Cardoso Ribas
Resumo: 

O objetivo primeiro desta pesquisa é estudar publicações periódicas que tratam de Literatura, avançando nas investigações a propósito das relações entre aquele modelo de publicação e o campo literário nacional. Entre suas atividades tecnológicas está a indexação de periódicos literários nacionais, com o desenvolvimento de instrumentos de indexação e um banco de dados. A sua inserção como produtora de ações de conservação, produção e divulgação da Cultura e da Memória nacional se afirma na publicação de uma página do projeto no site da BNDigital.

Pesquisadores

Irineu E. Jones Corrêa, Maria Cristina Cardoso Ribas, Maria Ione Caser da Costa, Maria do Sameiro Fangueiro da Silva, Raquel França Ferreira, Iza Therezinha Quelhas e Fernando Monteiro de Castro jr
 

Título: Ex Libris na Coleção de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional
Autor: 
Rosângela Rocha Von Helde
Resumo: 

O Projeto "Ex Libris na Coleção de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional" tem como objetivo reunir, identificar e difundir a coleção de ex libris da Divisão de Obras Raras através da publicação de um a obra de referência em papel e digital, colocando-a a disposição dos pesquisadores nacionais e internacionais, cumprindo compromissos firmados pela FBN através do PLANOR.

Título: Dos silenciamentos à visibilidade: gênero, sexualidade e sensibilidades no acervo da Biblioteca Nacional.
Autor: 
Pedro Lapera
Resumo: 

O projeto visa à elaboração de um mapeamento qualitativo de periódicos, imagens, manuscritos e outros materiais do acervo da Biblioteca Nacional sobre questões vinculadas, sobretudo às mulheres e à população LGBT, a partir de alguns pontos:

  1. presença feminina na sociedade colonial e imperial dos séculos XVI ao XIX através de relatos e imagens;
  2. ocupação do espaço público pelas mulheres e pela população LGBT e o reconhecimento destes grupos nas transformações sociais ocorridas ao longo dos séculos XIX e XX;
  3. perseguições e atos de violência perpetrados por agentes do Estado e organizações privadas contra esses grupos;
  4. produção de um regime de visibilidade de corpos através do erotismo em tensão com a pornografia;
  5. valores e normas de conduta na sociedade patriarcal: a construção da masculinidade e da heterossexualidade.
Título: A Coleção “Brazil´s Popular Groups” na Biblioteca Nacional: uma perspectiva histórica (1966-1986)
Autor: 
Rafaella Bettamio
Resumo: 

O projeto visa compreender os elementos e as relações sociopolíticas essenciais para a criação dessa coleção, destacando as peculiaridades do material que a compõe, bem como sua raridade e importância para a memória da ditadura militar brasileira.

Título: Manuscritos biográficos e memorialistas na Divisão de Manuscritos da Fundação Biblioteca Nacional
Autor: 
Jaury Nepomuceno
Resumo: 

O projeto pretende identificar, resgatar, tratar e disponibilizar, em formato digital e acesso livre, as obras manuscritas, de cunho memorialistas e biográficas, existentes na Divisão de Manuscritos da FBN, em domínio público ou licenciadas para publicação pelos herdeiros.

Título: Brasiliana Fotográfica Digital
Autor: 
Joaquim Marçal
Resumo: 

O projeto tem a finalidade de realizar uma análise mais detalhada sobre o acervo iconográfico da Biblioteca Nacional, para que dessa forma se possa dispor de maiores informações sobre o conteúdo das fotografias e assim contribuindo para diversas pesquisas. As fotografias que são objeto da presente pesquisa integrarão o projeto ora em desenvolvimento pela FBN e pelo IMS - Instituto Moreira Salles: Brasiliana Fotográfica.

Título: A xilogravura no Brasil - século XIX
Autor: 
Joaquim Marçal
Resumo: 

O projeto, em seu objetivo geral, visa o levantamento e o estudo dos distintos processos e técnicas de impressão de imagens praticados no Brasil, desde a Impressão Régia, baseando-se na investigação do acervo da Biblioteca Nacional. O projeto pretende ainda, contribuir para a consolidação de uma terminologia em língua portuguesa para o universo da estampa -- envolve exclusivamente a xilogravura – seus usos e sua prática em nosso país, desde os primórdios.

Título: A Biblioteca Nacional na crônica da cidade
Autor: 
Lia Ramos Jordão e Iuri Azevedo Lapa e Silva
Resumo: 

A proposta do projeto é recolher, organizar e apresentar em forma de livro determinados registros encontrados no próprio acervo da Biblioteca Nacional que façam referência à Biblioteca ao longo da história do Rio de Janeiro, evidenciando o panorama único de inserção urbana e geográfica da Instituição.

O projeto possui um olhar inédito sobre a importância e história da Biblioteca e sua memória, como participante da dinâmica literária, cotidiana, espacial e lírica da cidade. A pesquisa ainda aborda a recepção da Biblioteca no Rio de Janeiro, exemplificando como ela foi apropriada por seus leitores, frequentadores, moradores do Rio, turistas e visitantes.

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/01/biblioteca-nacional-cron...