Biblioteca Euclides da Cunha (BEC)

A Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) é uma entidade pública federal, vinculada à Fundação Biblioteca Nacional, que atende a todos os cidadãos, respeitando a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira.

Biblioteca Euclides da Cunha

Vista interna da Biblioteca Euclides da Cunha
Vista interna da Biblioteca Euclides da Cunha

A BEC atende a todos os cidadãos, respeitando a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira. Tem como missão fundamental a promoção da leitura, a formação de leitores e a ampliação do acesso à informação, à leitura e ao livro.

Oferece serviços públicos de livre acesso ao acervo bibliográfico e aos registros de expressão cultural e intelectual, sem distinção de faixa etária, gênero, etnia, classe, identificação política ou religiosa. Igualmente, tem como atribuição desenvolver atividades de caráter informativo, cultural e educacional, integrando-se aos objetivos da Fundação Biblioteca Nacional.

Fortalecendo seu papel como mediadora da leitura, se compromete em contribuir com a Agenda 2030, acordo pactuado em 2018 entre 193 países que compõem as Nações Unidas. A Agenda 2030 contempla a biblioteca pública e seus agentes como potenciais colaboradores para o desenvolvimento sustentável.

A Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) está temporariamente instalada, na Av. Presidente Vargas n. 3131, sala 704, do Edifício Teleporto, na Cidade Nova, Rio de Janeiro.

O prédio possui fácil acesso, localizado próximo à estação do metrô da Cidade Nova e do prédio sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, local de grande oferta de transporte público que integra outras regiões e municípios.

Além disso, as instalações do prédio do Teleporto são adaptadas para garantir o acesso de cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção ou mobilidade reduzida e pessoas com deficiência visual ou baixa visão, incluindo marcações no chão, nos elevadores e banheiros adaptados.

 UM POUCO DE HISTÓRIA

Fundada através da Lei nº 378 de 13 de janeiro de 1937, originalmente, como uma unidade administrativa do Ministério da Educação e Saúde Pública (MES), na gestão do ministro Gustavo Capanema, para atender às necessidades informacionais dos servidores como incentivo à pesquisa nas áreas de saúde e educação.

A Biblioteca do MES foi transferida para o 4º andar do edifício Palácio Gustavo Capanema em 1944, local planejado especialmente para abrigar a biblioteca, com layout, mobiliário e luminárias projetados por Oscar Niemeyer, onde parte do mobiliário original está preservado até os dias atuais.

O prédio que resulta desta iniciativa, hoje conhecido como Palácio Capanema, foi inaugurado em 3 de outubro de 1945 e, nesta data, a bibliotecária Emy Pamplona recebe o presidente Getúlio Vargas no salão da Biblioteca do Ministério da Educação e Saúde na nova sede.

Em 1953, com a separação das pastas Saúde e Educação, a Biblioteca passa a integrar o Ministério de Educação e Cultura (MEC).

A biblioteca é incorporada ao Instituto Nacional do Livro – INL, em 1968, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), onde recebeu o nome de Euclides da Cunha como homenagem ao ilustre autor de “Os Sertões”, referência na literatura brasileira, e tem o perfil alterado de especializada para biblioteca pública.

A partir de 03 de setembro de 1981, a Biblioteca passa a integrar a estrutura organizacional da Biblioteca Nacional, que de acordo como o convênio de cessão firmado com o INL, tem o compromisso de manter o acervo atualizado, evitando a estagnação do patrimônio bibliográfico. 

Desde de 13 de outubro de 1990, por meio Decreto nº 99.603, a Biblioteca Euclides da Cunha subordina-se diretamente à Presidência da FBN.

Devido a obras no Palácio Gustavo Capanema, o acervo da BEC foi transferido temporariamente, em 2019, para o Centro Empresarial Cidade Nova, popularmente conhecido como Teleporto.

A Biblioteca Euclides da Cunha desenvolveu, em 2021, a primeira atividade cultural telepresencial, o “Webnário BEC: Caminhos da leitura: ações práticas em prol da formação leitora e cidadã de crianças, jovens e adultos no atual contexto de dispositivos tecnológicos”, realizado no período de 14 de setembro a 05 de outubro, no canal da FBN no Youtube.

Em 01 de junho de 2022, ocorreu a reabertura da BEC com cerimônia que contou com a presença do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, do Diretor Executivo, de servidores da Fundação Biblioteca Nacional e de novos e antigos leitores.

Em 2022, a Biblioteca Euclides da Cunha desenvolveu ações de difusão cultural que contribuíram com a valorização da imagem da BEC e da ampliação do acesso ao acervo, considerando que com os eventos e ações promovidas recebemos novos leitores interessados e visitas.

Dentre as ações de difusão do acervo podemos listar “A Traça Faminta”, o Programa “Vozes Brasilis”, a retomada do “Cine Bec”, a divulgação de Boletins de Novas Aquisições.

SERVIÇOS

Acesso livre;
Assessoria e orientação à pesquisa
Atividades de difusão cultural;
Consulta online à base de dados (http://200.9.175.60:8080/Biblivre5/single/);
Empréstimo Domiciliar (mais informações no Regimento)
Espaço para estudo individual ou em grupo
Mostras temáticas
Reprodução de obras (conforme Lei n.º 9.610/98)
Reserva de livros;
Visita técnica;
Wifi para pesquisas.

FUNCIONAMENTO

Dias úteis: das 10h às 17h. 

CONTATOS
Biblioteca Euclides da Cunha (BEC)

ENDEREÇO

Centro Empresarial Cidade Nova - Teleporto

Av. Presidente Vargas, 3131 - sala 704 - Cidade Nova

Rio de Janeiro, RJ

CEP: 20210-911

TELEFONE

+55 (21) 2220-4140

E-MAIL:

[email protected] / [email protected]

Salão de Leitura
Expositores, catálogo e parte do salão de leitura Capanema