Cooperación y Alianzas

Los acuerdos de cooperación y alianzas establecidas entre la BN y otras instituciones en Brasil y en el extranjero.

La Biblioteca Nacional (BN) mantiene alianzas y actividades de cooperación con diversas instituciones para el intercambio de conocimientos, promoción de la investigación y de buenas prácticas de organización, gestión, conservación, preservación y  puesta en valor del acervo, definiendo proyectos conjuntos que fortalezcan, en los ámbitos nacional e internacional, la misión y el papel de la institución.

Además de los acuerdos, la BN forma parte de foros de discusión multilateral, contribuyendo para su integración en debates de alcance internacional, mejora técnica de sus servidores y posicionamiento estratégico.

Ejempos de colaboración internacional

Alemania

  • Biblioteca Nacional de Alemania

    Realização conjunta de exposição sobre o exilio de língua alemã no Brasil de 1933 a 1945
    Vigência: março 2014 a setembro 2015

Argentina

  • Biblioteca Nacional de Argentina

    Projeto em parceria com a Biblioteca Nacional da Argentina para a criação de um sítio web Biblioteca Virtual Pedro de Angelis, reunindo imagens da documentação manuscrita, iconográfica e impressa da Coleção Pedro de Angelis, que se encontra distribuída parte na Biblioteca Nacional do Brasil e parte na Biblioteca Nacional da Argentina.
    Vigência: desde 15 de novembro de 2011

Egipto

  • Biblioteca de Alejandría

    O objeto do acordo inclui zações culturais, intercâmbio bibliográfico e colaboração profissional de utilidade recíproca.
    Vigência: maio 2013 a maio 2015

Eslovenia

  • Biblioteca Nacional y Universitaria de Eslovenia

    O objeto do acordo é a cooperação institucional no campo das ciências da biblioteconomia, bibliografia e arquivo, biblioteca e tecnologia da informação.
    Vigência: maio de 2014 a maio 2018

España

  • Biblioteca Nacional de España

    Projeto da Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) que tem como objetivo a criação de uma Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero americano (BDPI), permitindo a consulta unificada para acesso aos recursos digitais de todas as Bibliotecas participantes da ABINIA. Com este portal, a ABINIA visa divulgar o patrimônio bibliográfico de cada uma das Bibliotecas envolvidas e facilitar o acesso ao maior número possível de cidadãos. Este portal também pretende incentivar todas as bibliotecas participantes da ABINIA a promoverem a digitalização das suas coleções, bem como a automação e padronização de seus catálogos, adaptando-os aos padrões internacionais de descrição e intercâmbio.
    Vigência: desde 2012

Francia

  • Biblioteca Nacional de Francia

    O projeto “A França no Brasil”, foi lançado em 2009, resultado de parceria firmada entre a FBN e a Biblioteca Nacional da França. O objetivo era criar um portal Web, reunindo virtualmente documentos representativos da história das relações entre os dois países, desde as primeiras décadas do século XVI até o início do século XX. Esses documentos - textos impressos, manuscritos, mapas, desenhos, fotografias, entre outros - são contextualizados por textos editoriais inéditos, produzidos por pesquisadores dos dois países e traduzidos nos dois idiomas.
    Vigência: desde 2008

Italia

  • Universidad de Bolonia

    O acordo prevê cooperação cultural e científica, por meio de programas de pesquisa, trocas de informação, documentação e publicações científicas, realização de encontros de estudos, seminários e cursos sobre temas de interesse mútuo, troca de experiências e ações no campo da biblioteconomia, bibliografia e arquivo, biblioteca e tecnologia da informação, intercâmbio profissional e/ou bibliográfico e capacitação.
    Vigência: abril 2014 a abril 2017

  • Universidad Sapienza de Roma

    Em fase de negociação com vistas à cooperação cultural e científica.

  • Instituto Italiano de Cultura de Río de Janeiro

    Em fase de negociação com vistas à realização de eventos acadêmicos e culturais.

Mozambique

Portugal

  • Biblioteca Nacional de Portugal

    Em fase de desenvolvimento, o projeto de criação da Biblioteca Digital Luso-Brasileira pretende reunir todo o acervo digitalizado das Bibliotecas Nacionais do Brasil e de Portugal em um repositório digital unificado com vistas à divulgação das coleções destas bibliotecas e ao fomento e disseminação da língua portuguesa.
    Vigência: junho de 2013 a junho de 2015

Foros Multilaterales