Acordos de cooperação e parcerias

A Biblioteca Nacional (BN) mantém parcerias e ações de cooperação com instituições diversas para troca de conhecimento, promoção de pesquisa e de boas práticas de organização, gestão, conservação, preservação e valorização do acervo, definindo projetos comuns que fortaleçam, nos âmbitos nacional e internacional, a missão e o papel da instituição.

Além dos acordos, a BN faz parte de fóruns multilaterais de discussão, contribuindo para sua inserção em debates de alcance internacional; aperfeiçoamento técnico de seus servidores; e posicionamento estratégico.

Exemplos de parcerias internacionais

Alemanha

  • Biblioteca Nacional da Alemanha

    Realização conjunta de exposição sobre o exilio de língua alemã no Brasil de 1933 a 1945
    Vigência: março 2014 a setembro 2015

Argentina

  • Biblioteca Nacional da Argentina

    Projeto em parceria com a Biblioteca Nacional da Argentina para a criação de um sítio web Biblioteca Virtual Pedro de Angelis, reunindo imagens da documentação manuscrita, iconográfica e impressa da Coleção Pedro de Angelis, que se encontra distribuída parte na Biblioteca Nacional do Brasil e parte na Biblioteca Nacional da Argentina.
    Vigência: desde 15 de novembro de 2011

Egito

  • Biblioteca de Alexandria

    O objeto do acordo inclui zações culturais, intercâmbio bibliográfico e colaboração profissional de utilidade recíproca.
    Vigência: maio 2013 a maio 2015

Eslovênia

Espanha

  • Biblioteca Nacional da Espanha

    Projeto da Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América (ABINIA) que tem como objetivo a criação de uma Biblioteca Digital do Patrimônio Ibero americano (BDPI), permitindo a consulta unificada para acesso aos recursos digitais de todas as Bibliotecas participantes da ABINIA. Com este portal, a ABINIA visa divulgar o patrimônio bibliográfico de cada uma das Bibliotecas envolvidas e facilitar o acesso ao maior número possível de cidadãos. Este portal também pretende incentivar todas as bibliotecas participantes da ABINIA a promoverem a digitalização das suas coleções, bem como a automação e padronização de seus catálogos, adaptando-os aos padrões internacionais de descrição e intercâmbio.
    Vigência: desde 2012

França

  • Biblioteca Nacional da França

    O projeto “A França no Brasil”, foi lançado em 2009, resultado de parceria firmada entre a FBN e a Biblioteca Nacional da França. O objetivo era criar um portal Web, reunindo virtualmente documentos representativos da história das relações entre os dois países, desde as primeiras décadas do século XVI até o início do século XX. Esses documentos - textos impressos, manuscritos, mapas, desenhos, fotografias, entre outros - são contextualizados por textos editoriais inéditos, produzidos por pesquisadores dos dois países e traduzidos nos dois idiomas.
    Vigência: desde 2008

Itália

  • Universidade de Bolonha

    O acordo prevê cooperação cultural e científica, por meio de programas de pesquisa, trocas de informação, documentação e publicações científicas, realização de encontros de estudos, seminários e cursos sobre temas de interesse mútuo, troca de experiências e ações no campo da biblioteconomia, bibliografia e arquivo, biblioteca e tecnologia da informação, intercâmbio profissional e/ou bibliográfico e capacitação.
    Vigência: abril 2014 a abril 2017

  • Universidade Sapienza de Roma

    Em fase de negociação com vistas à cooperação cultural e científica.

  • Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

    Em fase de negociação com vistas à realização de eventos acadêmicos e culturais.

Moçambique

  • Biblioteca Nacional de Moçambique

    As instituições assinaram Acordo de Cooperação, válido até abril de 2020, para colaboração nas áreas de biblioteconomia; bibliografia e arquivo; tecnologia da informação, incluindo temas de digitalização e acesso à informação; preservação e conservação documental; e intercâmbio de documentos.

Portugal

  • Biblioteca Nacional de Portugal

    Em fase de desenvolvimento, o projeto de criação da Biblioteca Digital Luso-Brasileira pretende reunir todo o acervo digitalizado das Bibliotecas Nacionais do Brasil e de Portugal em um repositório digital unificado com vistas à divulgação das coleções destas bibliotecas e ao fomento e disseminação da língua portuguesa.
    Vigência: junho de 2013 a junho de 2015

Fóruns Multilaterais

Parcerias Institucionais do Centro de Coleções e Serviços ao Leitores

  • Acordo de Cooperação com o Instituto Moreira Salles, para análise de obras do acervo fotográfico do IMS, com vistas a avaliar se podem ser reconhecidas como pertencentes originalmente ao acervo da FBN - sem repasse de recursos. [Processo SEI 01430.000324/2019-69];
  • Acordo de Cooperação com a Faculdade Letras da UFRJ, para realização do Projeto de Extensão "Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas" - sem repasse de recursos. [Processo SEI   01430.000142/2019-98].
  • Acordo de Cooperação com a Sociedade Brasileira de Autores de Teatro/SBAT, para guarda do acervo SBAT-PETROBRAS - 1917 a 2007 - sem repasse de recursos. [Processo SEI 01430.000169/2019-81].

Acordos de Cooperação Técnica no âmbito da BNDigital / Centro de Processamento e Preservação

  • Acordo de Cooperação com o Instituto Moreira Salles, que estabelece as diretrizes para a governança, gestão e funcionamento do portal Brasiliana Fotográfica. [Processo SEI 1430.000342/2021-65]

 

                                                                                                                                                                                                                                                   Atualizado em 07/04/2022