Obras Gerais

Acervo com mais de um milhão de peças para consulta imediata composto por monografias, teses e folhetos, do século XVIII aos dias atuais. Nesta coleção, destacam-se as edições Princeps de literatura nacional, parcialmente disponíveis em microfilme.

O Acervo de Obras Gerais da Biblioteca Nacional (BN) reúne livros, teses, folhetos, entre outros, do século XVIII aos dias atuais, com total estimado em cerca de dois milhões de peças. Ocupa aproximadamente 18 km lineares de prateleiras e suas obras estão armazenadas nos prédios Sede e Anexo. Concentra a maior quantidade de pesquisadores da BN, atendendo uma média de 2 mil pesquisadores por mês.

O acervo é composto por livros que chegam em cumprimento à Lei de Depósito Legal. Esse material é processado tecnicamente por equipe especializada da Biblioteca Nacional e enviado para ser localizado no armazém de livros, que ocupa seis andares do Prédio Sede.

Em Obras Gerais, o pesquisador encontra um acervo multidisciplinar que inclui literatura brasileira e estrangeira, livros jurídicos, livros didáticos, literatura infanto-juvenil, religião, ciências, meio ambiente, física, medicina, astrologia, história, geografia, informática, botânica e muitos outros. As obras no acervo estão à disposição para consulta pelos pesquisadores, mas não podem ser emprestadas em nenhuma hipótese. Já sua reprodução está condicionada à observância da Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998) e ao estado de conservação de cada uma.