Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras - PLANOR

O programa tem como objetivos identificar obras raras existentes nas bibliotecas de outras instituições culturais, públicas ou privadas, orientar quanto à organização destes acervos, bem como divulgá-los.

Criado em 1983, o PLANOR tem como objetivos identificar e recuperar obras raras existentes, não só na Biblioteca Nacional (BN), como em outras instituições e acervos bibliográficos do país.

No seu âmbito de ação, o PLANOR fornece orientações e presta assessoria técnica para a gestão de acervos raros, realiza visitas com emissão de pareceres técnicos, promove eventos e cursos de capacitação profissional e gerencia o Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional – CPBN, que reúne dados de obras raras dos séculos XV ao XIX, de instituições públicas e privadas.

Além disso, o programa realiza o Encontro Nacional de Acervo Raro – ENAR, evento bienal para troca de informações e experiências, publica semestralmente o Boletim Informativo do PLANOR e organiza o Guia do Patrimônio Nacional de Acervos Raros e Antigos, obra de referência que relaciona informações sobre bibliotecas e instituições curadoras de acervos raros e especiais em todo o Brasil.