Competências e atividades

A Biblioteca Nacional (BN) tem a missão de coletar, registrar, salvaguardar e dar acesso à produção intelectual brasileira, assegurando o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e a preservação da memória bibliográfica e documental do país.

Compete à Biblioteca Nacional:

  1. captar, preservar e difundir os registros da memória bibliográfica e documental nacional;
  2. adotar as medidas necessárias para a conservação e proteção do patrimônio bibliográfico e digital sob sua custódia;
  3. atuar como centro referencial de informações bibliográficas;
  4. atuar como órgão responsável pelo controle bibliográfico nacional;
  5. ser depositária e assegurar o cumprimento da legislação relativa ao depósito legal;
  6. registrar obras intelectuais e averbar a cessão dos direitos patrimoniais do autor;
  7. promover a cooperação e a difusão nacionais e internacionais relativas à sua missão;
  8. fomentar a produção de conhecimento por meio de pesquisa, elaboração e circulação bibliográficas referentes à sua missão.

Para cumprir sua missão, a BN realiza diversas atividades:

Para manter e preservar seu extenso e valioso acervo, a BN desenvolve atividades de conservação, restauração, digitalização e microfilmagem. Todas as ações voltadas para a segurança e a preservação do conjunto de obras são realizadas a partir do Plano de Gerenciamento de Riscos - Salvaguarda e Emergência.
A captação de obras é feita através do dispositivo de Depósito Legal, de aquisições, doações e do intercâmbio entre bibliotecas. O processamento técnico da obra, chamado internamente de “caminho do livro”, é realizado em três divisões: a de Depósito Legal, a de Serviços Técnicos e a de Bibliografia Brasileira.
Para difundir a memória nacional e o conhecimento, a BN pratica ações que envolvem produção editorial, programas de tradução e pesquisa. Além disso, a BNDigital e a Hemeroteca Digital também servem a esse propósito.

Veja também

Estatuto da Fundação Biblioteca Nacional