Thereza Christina Maria

Coleção Thereza Christina Maria

A grandeza da coleção exigiu, na época, a construção de galerias e a reforma de espaços para dar conta do acréscimo que a doação imperial representou para o acervo da instituição.

Entre os itens doados, as fotografias têm valor cultural mundialmente reconhecido. São 23 mil imagens referentes ao Brasil e ao mundo do século XIX, que retratam a realidade do período e refletem a personalidade do imperador e seus interesses. Este acervo, considerado patrimônio da humanidade, foi o primeiro conjunto documental brasileiro a integrar o Programa Memória do Mundo da UNESCO, certificado pelo Registro Internacional do programa, em 2003, e pelo Registro Regional da América Latina e do Caribe, em 2011.

D. Pedro II formou sua coleção de fotografias, principalmente, através da contratação do trabalho de muitos profissionais - concedendo inclusive a alguns deles o título de “Photographo da Casa Imperial” - além da aquisição de imagens estrangeiras, principalmente durante suas viagens ao exterior.

Em função da diversidade de assuntos, as fotografias foram agrupadas em:

  • Viagens ao exterior.
  • Viagens no Brasil.
  • Acontecimentos históricos.
  • Personalidades estrangeiras.
  • Caráter científico.
  • Curiosidades.

Com o financiamento da Fundação Getty, a Biblioteca Nacional pôde tratar tecnicamente, digitalizar e divulgar este valioso acervo fotográfico. Como resultado, as imagens digitalizadas estão disponíveis na BNDigital, acompanhadas de pesquisa histórica e descrição bibliográfica completa, possibilitando aos pesquisadores uma visão abrangente e pormenorizada desta preciosa coleção.

Obras em destaque

Coleção Thereza Christina Maria

Doada por D. Pedro II, a coleção forma o primeiro conjunto documental do Brasil inscrito no Registro Internacional da Memória do Mundo da UNESCO. Contém aproximadamente 23 mil fotografias que pertenciam ao próprio Imperador.

Outras Coleções