Pesquisa a distância

Para os pesquisadores que estão no exterior ou no Brasil, porém fora da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a Biblioteca Nacional (BN) oferece o serviço de pesquisa a distância.

O atendimento a distância inclui:

  • Informações, levantamento e compilação de registros bibliográficos
  • Reprodução do acervo (microfilmagem e digitalização)

Como utilizar o serviço de pesquisa a distância

  1. 1

    Preencha o Formulário de Solicitação de Pesquisa, fornecendo informações detalhadas e precisas sobre o objeto da sua pesquisa.

  2. 2

    Com base nas informações enviadas, a equipe da BN realizará a pesquisa no acervo e entrará em contato por e-mail indicando algumas das melhores referências para consulta.

  3. 3

    Caso haja necessidade de reprodução de itens do acervo, serão apresentados o orçamento e as alternativas para envio do material, que podem incluir CD ou microfilme.

    O resultado das pesquisas pode ser afetado por dois fatores que interferem na possibilidade de reprodução da obra: o estado geral de conservação e a lei do Direito Autoral, que restringe a reprodução a documentos em domínio público.

Solicite sua pesquisa

 

Dicas para uma pesquisa de sucesso

  • Consulte a BNDigital e a Hemeroteca Digital, que reúnem alguns dos mais importantes documentos da BN em versão digital, em alta resolução, possibilitando a leitura na própria tela e a impressão.
  • Consulte o Catálogo de Registros Bibliográficos levantados a partir das solicitações dos usuários.
  • Faça uma pesquisa prévia no Catálogo Geral de Obras da BN, utilizando as ferramentas de busca do site, e indique algumas obras que gostaria de consultar.
  • Detalhe ao máximo o objeto de sua pesquisa para ter acesso ao material mais relevante para seus estudos.
  • Planeje sua pesquisa com antecedência. A equipe da BN procura oferecer respostas de alto nível, aderentes às solicitações encaminhadas. Isso exige tempo e dedicação, mas todos os pedidos são atendidos.