Espaço Cultural Eliseu Visconti

Inaugurado em 2002, no local que abrigou a primeira Escola Superior de Biblioteconomia da América Latina, de 1911/1973, a Divisão de Música e o Departamento Nacional do Livro, o Espaço Cultural Eliseu Visconti - ECEV iniciou um conceito diferente de se expor o acervo da Biblioteca Nacional.

cobertura-420-espaco-cultural-eliseu-visconti.jpg

O Espaço Cultural Eliseu Visconti recebe a exposição Brasil: incontáveis linhas, incontáveis histórias.
O Espaço Cultural Eliseu Visconti recebe a exposição Brasil: incontáveis linhas, incontáveis histórias.

A área de mais de 600 metros quadrados é apropriada a exposições, pois foi projetada de acordo com modernas tecnologias de preservação de acervo, com climatização, iluminação e sonorização adequadas.

O Espaço, integrado ao Auditório Machado de Assim, é acessado pelo jardim da Biblioteca, que abriga um anfiteatro, e tem projeto paisagístico da Burle Marx & Cia Ltda., propiciando ao visitante desfrutar de uma área verde em pleno centro da Cidade do Rio de Janeiro.

O patrono, Eliseu Visconti (1866 - 1944), nascido na Itália, mas criado no Brasil desde os dez anos foi um dos principais pintores do país no início do século XX. Formado na antiga Academia Imperial de Belas-Artes, o artista foi um dos principais responsáveis pela decoração do Theatro Municipal, no qual pintou o teto sobre a plateia e o friso sobre o palco.

A criação do Espaço Cultural Eliseu Visconti/Auditório Machado de Assis é resultado da proposta institucional de tornar acessível à sociedade, sempre mais e de maneira eficiente, as dependências do patrimônio arquitetônico da Biblioteca Nacional, importante referência cultural no país.