Biblioteca acessível

Desde junho de 2008, o projeto Biblioteca Acessível auxilia portadores de deficiência visual e idosos nas pesquisas em nossos acervos físico e digital.

Desde 2008, o projeto Biblioteca Acessível auxilia portadores de deficiência visual e idosos na realização de pesquisas nos acervos físico e digital da Biblioteca Nacional (BN).

Para prestar este serviço, a BN formou técnicos para o atendimento especializado, em parceria com a ONG Acessibilidade Brasil, e conta com ampliadores de textos eletrônicos, leitores de livros autônomos, linhas Braille, folheadores automáticos de livros, teclados e mouses especiais, impressoras Braille e programas para leitura de textos que fazem reconhecimento de voz.

 A fim de garantir o atendimento igualitário e personalizado a todos os interessados e potencializar o uso do equipamentos, a Biblioteca Acessível funciona de segunda a sexta-feira, de 10h às 17h. O tempo de consulta reservado para cada máquina é de duas horas, caso existam outros agendamentos para o dia.

» Conheça a Política de Visitação e Pesquisa da BN

» Conheça as condições de acessibilidade do prédio sede

Como utilizar o serviço de biblioteca acessível

  1. 1

    Agende seu atendimento através dos telefones (21) 2220-3100 / 3095-3895 ou pelo e-mail: [email protected].

  2. 2

    Compareça à Biblioteca Nacional na data e horário agendado, munido de identidade e apresente-se na recepção localizada no Saguão Principal informando seu agendamento. Você será encaminhado à sala de leitura para realização da consulta.

    Informe-se sobre a Política de Visitação e Pesquisa da Biblioteca Nacional

Vídeo(s) relacionado(s)