BNDigital

Criada em 2006, a BNDigital tem como objetivos principais preservar a memória cultural e proporcionar o amplo acesso às informações contidas em seu acervo.

Fonte de excelência para informação e pesquisa, a BNDigital aumenta seu público a cada dia por oferecer um sistema com alta tecnologia que facilita as consultas e se diferencia por sua interface amigável, pela qualidade das imagens, precisão da busca e velocidade.

A equipe interdisciplinar da BNDigital é composta por bibliotecários, historiadores, arquivistas e digitalizadores, responsáveis pela criação, catalogação e divulgação do conteúdo digital. O trabalho é divido em três etapas: captura, processamento técnico e projetos de cooperação nacionais e internacionais.

A captura é feita sem danos ao acervo, a partir do documento original ou do microfilme, em um moderno e bem equipado Laboratório de Digitalização. O primeiro passo é a geração de um arquivo máster com alta qualidade, que fica armazenado em ambiente de segurança no centro de processamento de dados da Biblioteca Nacional. Desse arquivo são feitas as imagens derivadas, em diversos formatos, que são disponibilizadas para consulta via internet.

Na fase do tratamento técnico, o objeto digital é catalogado e descrito, tanto em português como em inglês, por um conjunto de 15 atributos, seguindo o padrão internacional Dublin Core, a fim de permitir a cooperação com outras bibliotecas digitais de todo o mundo.

Para cumprir o propósito de ampliar o acesso aos documentos digitalizados, a BNDigital mantém parcerias nacionais e internacionais com outras bibliotecas virtuais, para as quais disponibiliza o seu acervo. Essa interoperação é possível graças à adesão ao protocolo da Iniciativa dos Arquivos Abertos – Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting – OAI-PMH, que permite o intercâmbio de informações entre instituições.

No âmbito nacional essas parcerias são firmadas por meio da Rede da Memória Virtual Brasileira, através de instrumento legal de cooperação, e buscam sempre atender às necessidades das instituições parceiras.

Em reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido, a BNDigital foi convidada a participar da Biblioteca Digital Mundial como membro fundador, fazendo parte do seu Conselho Executivo. Outros parceiros internacionais são a Gallica – que é a Biblioteca Nacional Digital da França –, a Biblioteca Nacional da Argentina e a Biblioteca Digital do Patrimônio Iberoamericano.

Conheça alguns critérios utilizados para a formulação da política de digitalização:

  • estar em domínio público (ou ter autorização do titular);
  • seleção pelas áreas de guarda;
  • raridade e ineditismo;
  • demandas dos usuários;
  • seleções temáticas;
  • estar ou não catalogado/identificado;
  • potencial colaborativo;
  • estado de conservação.