Casa da Leitura

Localizada no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, a Casa da Leitura ocupa uma edificação imponente, com varanda e jardins, que retrata uma época de espaços de circulação generosos e de bom gosto. Assim, torna-se um local aprazível para a prática da leitura e de outras atividades atraentes à comunidade.

Casa da Leitura

Casa de Leitura, situada no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro
Casa de Leitura, situada no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro

Através de eventos como cursos, oficinas, debates, seminários, palestras e fóruns de discussão, a Casa da Leitura cumpre seu objetivo de formar leitores e democratizar o acesso ao texto literário. Sua programação é voltada prioritariamente a professores de sala de aula, bibliotecários e demais mediadores de leitura, com a finalidade de instrumentalizá-los em suas práticas. Propostas e sugestões incentivam a criação, despertam a possibilidade do fazer, unem teoria e prática, metodologia e vida.

A Casa da Leitura possui duas Bibliotecas Demonstrativas: Monteiro Lobato (infantil) e Adélia Prado (juvenil e adulta). Dispõe também de um Centro de Referência e Documentação em Leitura (CRDL), com acervo especializado, que capta e disponibiliza informações sobre práticas, pesquisas e estudos realizados no Brasil e no exterior, constituindo uma Rede Nacional de Leitura.

As Bibliotecas Monteiro Lobato e Adélia Prado foram implantadas e organizadas a partir de um olhar que percebe o usuário como um leitor potencial. Os espaços são elaborados, física e conceitualmente, para garantir acesso democrático ao livro. O público tem livre acesso à estante. Dessa forma, o leitor tem condições de compreender como funciona uma biblioteca, ao mesmo tempo em que aprende como encontrar um livro.

Abertas ao público em geral, as Bibliotecas da Casa da Leitura realizam, mediante agendamento, visitações ou projetos continuados para atividades de leitura e escrita para grupos de alunos das redes pública e particular do Rio de Janeiro, em parceria com secretarias de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, ONG’s e outras instituições.