Programa de Residência em Pesquisa na Biblioteca Nacional

O Programa tem por objetivo fomentar a pesquisa no acervo da instituição, mediante a concessão de bolsas, por concurso, a doutores com mais de oito anos de titulação e perfil de produtividade e inserção acadêmica compatível com os requisitos para obtenção de Bolsa de Produtividade Nível 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa/CNPq.  Os bolsistas residentes, ao final da pesquisa, devem entregar à instituição um original inédito em formato de livro. A bolsa de residência exige dedicação integral dos pesquisadores e os envolve em outras atividades da Biblioteca Nacional, como a formação de grupos de trabalho, a organização e participação em seminários e ainda a colaboração em exposições e publicações. Os bolsistas são apoiados por profissionais da instituição.

As bolsas concedidas aos autores dos projetos selecionados têm duração de 12 (doze) meses a partir da assinatura do contrato entre a BN e o beneficiário. Os contratos de bolsa poderão ser prorrogados em até 6 (seis) meses sem alteração do valor monetário da bolsa de pesquisa.

Resultados

Total de inscrições e bolsas concedidas/ano:

Ano número de candidatos Bolsas concedidas
2013 19 candidatos 06
2014 32 candidatos 16
2015 51 candidatos 10
2016 18 candidatos 06

São frutos diretos e indiretos desse Programa:

Ação Obra ou realização Realização
Livro em coedição Eu sou trezentos: Mário de Andrade, vida e obra, de Eduardo Jardim Obra concluída e escrita pelo autor durante o período de residência na Biblioteca Nacional, vencedora do Prêmio Jabuti 2016, na categoria Biografia.
Relançamento de livro Exaltação, de Albertina Berta (2016) Publicação foi viabilizada em boa parte pelas pesquisas realizadas no acervo pela ex-bolsista Anna Faedrich para o projeto Escritoras silenciadas pela história da literatura: Narcisa Amália, Júlia de Almeida Lopes e Albertina Bertha, desenvolvido durante sua residência na instituição;
Relançamento de livro Nebulosas, de Narcisa Amália (2018) Publicação igualmente viabilizada pelas pesquisas desenvolvidas no acervo da Biblioteca Nacional pela ex-bolsista Anna Faedrich para o projeto mencionado no item anterior.
Publicação de estudo A recepção de Lima Barreto em Portugal: a documentação da Biblioteca Nacional (1909 -1921) (2014), de João Marques Lopes. Publicação de estudo do ex-pesquisador residente João Marques Lopes, doutor em Literatura pela Universidade de Lisboa, pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em coedição com a Biblioteca Nacional do Brasil.

Resultados das pesquisas

2016

2015

2014

Phellipe Marcel da Silva Esteves
Silvana Cassab Jeha

2013