Crítica de arte de autores portugueses publicada no Brasil nas últimas décadas do século XIX e começo do XX: uma análise de suas propostas, de sua recepção no país e influência na produção artística nacional.

Dezembro, 2015
Maria do Carmo Couto da Silva
Pesquisa
bolsista residente, Crítica de arte, Século XIX, Arte, Brasil

Bolsista Residente

O projeto apresentado e aprovado pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (RJ) teve como seu objetivo principal realizar o estudo metódico da crítica de arte portuguesa, voltada ao público brasileiro e escrita por autores portugueses, entre 1870 e 1915.

Em nosso trabalho levantamos, selecionamos e analisamos os escritos de autores como José Duarte Ramalho Ortigão (1836-1915) e Mariano Pina (1860-1899), intelectuais pouco estudados no campo da crítica de arte escrita no final do século XIX  e no início do XX. Acreditamos que as propostas estéticas destes autores relacionavam- se diretamente com a produção de professores e alunos da Academia Imperial de Belas Artes nas décadas de 1870 e 1880, assim como posteriormente da Escola Nacional de Belas Artes, e com a cultura artística no Brasil.

O presente estudo inseriu-se dentro de um conjunto de pesquisas sobre a recepção da tradição artística européia no Brasil, que vem sendo desenvolvido na FAU/USP e na UNICAMP desde 2009. O trabalho vem auxiliar e dialogar com pesquisas no campo de história da crítica de arte, como as de Arthur Valle (UFRRJ),  que tem desenvolvido pesquisa sobre a recepção de obras de artistas portugueses no Brasil  e dos estudos literários como os de Tânia Regina de Luca (UNESP), que visa estudar o periódico A Illustração: revista quinzenal para Portugal e o Brasil no campo literário.

Nosso projeto de pesquisa pode ser especialmente entendido dentro de uma  linha de estudos mais recentes que visa compreender as discussões estéticas em um circuito internacional que abrange Brasil, França, Portugal e Espanha. Neste sentido a pesquisa aqui apresentada poderá favorecer a compreensão da crítica de arte escrita no Brasil em sua relação com a crítica internacional e as discussões estéticas do final do século XIX.