Você está aqui

Projetos

Conheça alguns projetos elaborados em parceria com outras instituições que estão disponíveis online, cumprindo o propósito de produção e difusão de conhecimentos a partir das pesquisas realizadas no acervo da Biblioteca Nacional.

Passado Musical

O projeto recuperou parte da memória musical armazenada no acervo de discos de 10 polegadas (78 RPM) do repertório brasileiro, cujo conteúdo faz parte da história do Brasil. Foi desenvolvido em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, através do LAMBDA – Laboratório de Automação de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos, com o patrocínio da Petrobras.

» Veja o resultado deste projeto

 

O Centenário de Caio Prado Júnior

Versão virtual da exposição “O Centenário de Caio Prado Junior no Acervo da Biblioteca Nacional”, exibida entre 19 de abril e 15 de maio de 2007, como parte do evento comemorativo dos 100 anos de nascimento desse que foi um dos maiores intelectuais do Brasil no século XX.

» Veja o resultado deste projeto

 

Pequena Exposição de Livros

A mostra “Medeiros e Albuquerque, João do Rio e Benjamim Costallat: pequena exposição de livros” é a primeira exposição virtual apresentada pela Biblioteca Nacional. O pequeno conjunto de livros é uma parte da coleção de documentos escritos e iconográficos de autores e personagens da Belle Époque brasileira.

» Veja o resultado deste projeto

 

Periódicos e Literatura

O projeto “Periódicos e literatura: publicações efêmeras, memória permanente”  beneficia diretamente a coleção de periódicos da Biblioteca Nacional, com foco nas relações dos periódicos com a literatura e os literatos. Realizado por pesquisadores e técnicos da instituição, está aberto à participação e colaboração de pesquisadores de outras instituições de pesquisa.

» Veja o resultado deste projeto

 

Dom João VI e a Biblioteca Nacional: o papel de um legado

Versão virtual da exposição “D. João VI: o papel de um legado”, realizada em novembro de 2008 no Centro Cultural da Justiça Federal. Apresenta peças de variadas naturezas, como documentos administrativos, mapas, livros, manuscritos e gravuras referentes ao Período Joanino que pertencem ao acervo da Biblioteca Nacional.

» Veja o resultado deste projeto