Reprodução do acervo

Na Biblioteca Nacional (BN), a reprodução do acervo é permitida como forma de cumprir a missão de preservar a memória bibliográfica e documental do País.

O serviço de reprodução de obras dos acervos geral e especial é feito através de cópia digital, microfilmagem, cópia eletrostática, fotografia ou filmagem, observadas as Normas de Reprodução em vigor (Anexo 1). Fotocópias não são permitidas. 

Todas as obras são previamente avaliadas quanto ao estado geral de conservação física para fins de autorização de consulta ou reprodução de qualquer natureza. Também são observadas as restrições impostas pela legislação de direito autoral.

Caso a obra desejada já esteja reproduzida, a cópia fornecida deverá ser produzida a partir da matriz já existente na Biblioteca Nacional (microfilme ou arquivo digital), não sendo permitida, por questões de preservação, o acesso ao documento original.

Fotografia e filmagem

    Será permitido que o usuário fotografe gratuitamente o material de seu interesse com equipamento próprio, sem o uso de flash, desde que o material encontre-se em bom estado de conservação e em domínio público.

Nos casos de grande volume de acervo a ser fotografado e uso de equipamentos profissionais (iluminação, tripés, etc.), será necessário prévio agendamento e autorização do curador.

Serviços

Todos os serviços reprográficos serão cobrados de acordo com as tabela de preço vigente (Anexo 2). O pagamento deverá ser feito antecipadamente, através de GRU (Guia de Recolhimento da União).

Para solicitação de reprodução, a ser realizada pelos Laboratórios da Biblioteca Nacional, deverá ser preenchido o Formulário de Solicitação de Reprodução (Anexo 3 – Obras Gerais e Acervo Especial; Anexo 4 - Publicações seriadas). O pedido será analisado pelos curadores de acervo para determinação da viabilidade da cópia requerida.

Também deverá ser preenchido e assinado o Termo de Responsabilidade para Utilização de Imagens do Acervo da Fundação Biblioteca Nacional (Anexo 5), em duas vias.

Arquivos para download

Normas para Reprodução de Acervo

AnexoTamanho
PDF icon Normas para Reprodução de Acervo120.17 KB
Arquivo contém a Instrução de Serviço FBN nº 2 de 18/10/2017, que define e estabelece as normas e procedimentos para reprodução de acervo, no âmbito da Fundação Biblioteca Nacional.

Tabela de emolumentos para reprodução do acervo

AnexoTamanho
PDF icon Tabela de emolumentos para reprodução do acervo146.17 KB
Documento traz informações sobre modalidades de reprodução do acervo, respectivos valores e prazos (quando aplicável).

Solicitação de reprodução do acervo (Obras Gerais e Acervo Especial)

AnexoTamanho
Arquivo Solicitação de reprodução do acervo (Obras Gerais e Acervo Especial)93.07 KB
Documento para solicitação de reprodução de Obras Gerais e Acervo Especial a ser realizada pelos laboratórios da Biblioteca Nacional. O pedido será analisado pelos curadores de acervo, para determinação da viabilidade da cópia requerida.

Solicitação de reprodução do acervo (publicações seriadas)

AnexoTamanho
Arquivo Solicitação de reprodução do acervo (publicações seriadas)96.48 KB
Documento para solicitação de reprodução de periódicos a ser realizada pelos laboratórios da Biblioteca Nacional. O pedido será analisado pelos curadores de acervo, para determinação da viabilidade da cópia requerida.

Termo de Responsabilidade para utilização de imagens do acervo

AnexoTamanho
Arquivo Termo de Responsabilidade para utilização de imagens do acervo91.7 KB
Este documento é um modelo de termo de responsabilidade pelo qual o signatário se compromete a manter-se aderente a alguns compromissos. O documento contém ainda espaço para que o usuário indique uma relação dos documentos reproduzidos.