Diário do tenente-coronel Albuquerque Bello: notas extraídas do caderno de lembranças do autor sobre sua passagem na Guerra do Paraguai

Autor(es): 
Joaquim Cavalcanti Albuquerque Bello
Ricardo Salles e Vera Arraes (organizadores)

Coleção Documentos Históricos CXII   

O volume da Coleção Documentos Históricos, criada em 1928 para divulgar as grandes coleções documentais custodiadas pela Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional, transcreve o diário íntimo do tenente-coronel Joaquim Cavalcanti Albuquerque Bello sobre sua participação na guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai. Escrito entre março de 1865 e setembro de 1867, confere dimensão humana a uma guerra que a história esqueceu de valorizar sob esse aspecto. 

“O diário do tenente-coronel Joaquim Cavalcanti d’Albuquerque Bello, escrito entre 28 de março de 1865 e 7 de setembro de 1867, durante sua participação na guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai (1864-1870), é mais do que a memória do conflito de um militar pernambucano, religioso, patriota, gregário, familista, crítico, bem-humorado, honrado, nem pobre nem rico, infiel e preconceituoso. O diário não só revela como um brasileiro vivia seu tempo no Brasil do Segundo Reinado, como também confere dimensão humana a uma guerra que a História esqueceu de valorizar sob esse aspecto. Seu conteúdo subjetivo, fragmentado, ordinário, e por isso rico, oferece grande variedade de informações ao pesquisador e a quem mais se aventurar por suas páginas. Memória e história  em um diário de guerra.”

 

Características (título)

Ano de publicação: 
2011

Rótulos

Livros
Coleções e Séries