História - 16 de julho de 1934 - Promulgada a Constituição de 1934

quinta-feira, 16 de julho de 2015.
Data histórica
Constituição Federal, Constituição de 1934, Getúlio Vargas
Dia 18 de julho de 1934, o "Jornal do Recife" trazia estampada em sua primeira página a seguinte notícia:

O Brasil sob o regime da Lei – Foi promulgada a  Constituição e eleito o presidente da República, recahindo a escolha, por grande maioria  de votos, no Sr. Getúlio Vargas.

Rio, 17 – A cidade amanheceu hontem sob um aspecto de anciedade, á espera da assinatura do importante documento nacional, que ha tempo vém sendo discutido pela Assembleia Nacional Constituinte.

Logo cêdo acantonavam-se deante do Palácio Tiradentes vários contingentes militares, inclusive uma companhia dos fuzileiros navais, envergando todos uniforme de grande gala.

Pouco antes do meio dia, já se notava a presença de innúmeras pessoas naquelle edifício.

Essa seção solene de promulgação da Carta Magna do paiz foi presidida pelo sr. Antônio Carlos.  Somente ás 17:40 terminaram os constituintes a sua assinatura e, logo depois, todos de pé, a convite do presidente da casa, ouviram o acto de promulgação, enquanto uma bateria solenizava o acto com uma salva de 21 tiros e soavam os sinos de todas as igrejas.

Ao terminar o acto, que foi verdadeiramente emocionante, todas as estações de rádio-diffusão tocavam o hymno nacional, que de pé foi ouvido por todos os presentes.

Saiba mais

 

Jornal do Recife 16/07/1934
Jornal do Recife 16/07/1934