Suely Dias representa a Biblioteca Nacional na 30ª Assembleia Geral da ABINIA

quinta-feira, 14 de novembro de 2019.
Evento
biblioteca, ABINIA, Evento
A 30ª Assembleia Geral da ABINIA (Associação dos Estados Ibero-americanos para o Desenvolvimento das Bibliotecas Nacionais dos Países da Ibero-américa) ocorreu na cidade de Lima, Peru, de 14 a 18 de outubro de 2019.

cobertura-5911-suely-dias-representa-biblioteca-nacional-30a.jpg

Outubro de 2019 - Suely Dias representou a Biblioteca Nacional na 30ª Assembleia Geral da ABINIA. Suely é a segunda na foto a partir da direita.
Outubro de 2019 - Suely Dias representou a Biblioteca Nacional na 30ª Assembleia Geral da ABINIA. Suely é a segunda na foto a partir da direita.

O organismo internacional tem por objetivo promover o desenvolvimento das bibliotecas nacionais dos países ibero-americanos, preservando a memória bibliográfica e documental de cada país membro, com vistas ao fomento de programas de cooperação em nível internacional.

Um ato solene marcou o 20º aniversário de constituição da ABINIA como organismo internacional, tendo contado com a presença do Ministro e Vive-Ministra da Cultura do Peru, respectivamente Francesco Petrozzi e María Elena del Carmen Córdova Burga, além de representantes da Embaixada do Brasil – o Conselheiro de Política Externa e Multilateral Político, Luiz Marfil –, Costa Rica, Espanha e Venezuela, entre outras autoridades.

Suely Dias, chefe do Centro de Processamento e Preservação, representou a Biblioteca Nacional nos debates junto aos Comitês especializados, em votações envolvendo ações técnicas e administrativas da ABINIA, bem como de proposições de ações futuras, tendo ainda participado de visitas técnicas à Biblioteca Nacional do Peru, entre outros.

Suely destacou a atuação estratégica da Biblioteca Nacional brasileira no cenário regional: “reafirmamos nosso papel de destaque na América Latina como maior biblioteca nacional da América Latina, buscando estreitar o relacionamento com instituições que integram a ABINIA no sentido de promover colaboração e ações técnicas integradas”.

Como resultado das deliberações da 30ª Assembleia ABINIA, o processo eleitoral estabeleceu a seguinte composição institucional: presidência e vice-presidência passaram a ser ocupadas, respectivamente, pelas bibliotecas nacionais da Colômbia e Costa Rica, ficando a sede da Secretaria Executiva no país eleito para a presidência. O Conselho Diretor está composto pelas bibliotecas nacionais dos seguintes países: Brasil, Argentina, Espanha, Chile e Peru.

A Fundação Biblioteca Nacional integra ainda os comitês de Investigação e de Projetos, além de ter assegurado participação no Grupo de Trabalho de Estudos sobre Depósito Legal e Grupo de Trabalho sobre RDA - Resource Description and Access. Para Suely Dias, todos esses temas podem ser considerados de extrema relevância para o avanço da Biblioteca Nacional: “precisamos atuar na vanguarda das novas tecnologias de tratamento da informação, bem como promover o amplo acesso ao patrimônio bibliográfico e documental brasileiro do qual a BN é a depositária”.

Outubro de 2019 - Suely Dias representou a Biblioteca Nacional na 30ª Assembleia Geral da ABINIA.
Outubro de 2019 - Suely Dias representou a Biblioteca Nacional na 30ª Assembleia Geral da ABINIA.
outubro de 2019 - Pronunciamento do ministro da Cultura do Peru, Francesco Petrozzi, durante assembleia da ABINIA.
outubro de 2019 - Pronunciamento do ministro da Cultura do Peru, Francesco Petrozzi, durante assembleia da ABINIA.
outubro de 2019 - Grupo de trabalho reunido durante assembleia da ABINIA.
A 30ª Assembleia Geral da ABINIA ocorreu na cidade de Lima, Peru, de 14 a 18 de outubro de 2019, e reuniu representantes de diversos países ibero-americanos.