Falando de Miguel de Cervantes

literatura, Miguel de Cervantes
Terças culturais
Data: 
17/05/2016
Período e horários: 
terça-feira, das 19h às 20h30
Nos 400 anos de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, a Casa da Leitura promove palestra sobre o tema.

Dentro da série Livros e Autores, o projeto Terças Culturais comemora a passagem dos 400 anos de morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes y Saavedra (1547-1616) com a palestra Falando de Cervantes, a ser proferida por Cláudio Murilo Leal, poeta e especialista na obra do celebrado escritor.

Fruto do imaginário literário da Espanha entre os séculos XVI e XVII, a obra-prima é um dos grandes momentos da história da literatura universal. El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha - em seu original, mais conhecida popularmente pelo título de Don Quixote de La Mancha – foi publicada em duas partes –, sendo a primeira em 1605 e a seguinte em 1615, no chamado Século de Ouro pós-renascentista.

A figura anacrônica e grotesca de um cavaleiro andante ultrapassou estes caracteres risíveis de um anti-herói e assumiu uma metafórica definição da própria trajetória da condição humana, entre o sonho e a realidade.

Cláudio Murilo Leal se autodenomina “Profeta”, professor e poeta. Doutor em Letras, lecionou literatura brasileira na UFRJ, nas universidades de Brasília, Essex, Toulouse e Complutense de Madrid. É autor de mais 20 livros de poesia e membro da Academia Carioca de Letras.

Informações complementares: 
Entrada gratuita.
Local

Casa da Leitura

Rua Pereira da Silva 86 Rio de Janeiro, RJ 22221-140
+55 (21) 2557-7437
E-mail
Cláudio Murilo Leal
Cláudio Murilo Leal em imagem disponível no sítio do Governo do Estado do Rio de Janeiro em http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2493658.
5 de novembro de 2015 - Da esquerda para a direita, a mesa composta por Marcus Venício Ribeiro, Claudio Murilo Leal e Ricardo Cravo Albin.