BN convida para LIVE sobre parceria entre o Projeto Resgate e a FAPERJ

Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Projeto Resgate Barão do Rio Branco, FAPERJ, Lives da BN
Data: 
20/06/2022
A Biblioteca Nacional, em cooperação com a FAPERJ, convida a todos para conferir o lançamento do projeto "Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco". Sob a coordenação de João Carlos Nara Jr, Diretor-executivo da FBN, o evento, que será transmitido no dia 20 de junho, às 14h, pelo canal da FBN no YouTube, contará com a participação de Caroline Costas, Denise G. Porto, Érika Dias e Paulo Assunção.

A ação contará com quatro apresentações voltadas à dinamização do Projeto Resgate, programa de cooperação arquivística internacional que tem por missão catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência e que possui como órgão depositário oficial de todo o seu material a Fundação Biblioteca Nacional do Brasil:

1. Projeto Resgate: novos rumos, por Érika Dias

A comunicação vai apresentar um histórico do Projeto Resgate Barão do Rio Branco e discorrer sobre os novos caminhos percorridos de 2021 até o presente.

Érika Dias é Doutora pela Universidade Nova de Lisboa, Consultora da Unesco e é Editora Científica na Fundação Cesgranrio. É co-proponente do Projeto "Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco".

2. 1821-1822: a documentação do Projeto Resgate e o processo de independência do Brasil, por Paulo Assunção

A comunicação visa a discorrer sobre a documentação depositada no Arquivo Histórico Ultramarino e Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (Projeto Resgate), em especial aquele referente ao contexto que antecede a Proclamação da Independência, em diferentes províncias brasileiras.

Paulo de Assunção é Doutor em História Ibérica (École des Hautes Etudes en Sciences Sociales - EHESS-Paris); Doutor em História Econômica e Social (Universidade Nova de Lisboa) e Doutor em História Social pela (Universidade de São Paulo).  É bolsista do Edital 34 FAPERJ em cooperação com a Fundação Biblioteca Nacional no Projeto “Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, na qualidade de pesquisador principal. 

3. Panorama do Brasil nos anos pós- Independência de 1823 e 1824 na documentação do Projeto Resgate da Biblioteca Nacional, por Denise G. Porto

A exposição visa a apresentar um panorama sobre as características gerais da documentação relativa aos anos do pós-independência do Brasil de 1823 e 1824 que estão sob a guarda do Arquivo Histórico Ultramarino e do Projeto Resgate da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Denise G. Porto é Mestre em História (PPGH- Universidade Salgado de Oliveira) e Doutoranda em História pela mesma Instituição. É bolsista do Edital 34 FAPERJ em cooperação com a Fundação Biblioteca Nacional no Projeto “Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, na qualidade de mestre. 

4. A Independência do Brasil em instrumentos de pesquisa: levantamento documental no Projeto Resgate Barão do Rio Branco e de instrumentos de pesquisa em instituições custodiadoras brasileiras, por Caroline Costas

A presente comunicação visa apresentar o levantamento documental realizado no Arquivo Histórico Ultramarino e no Projeto Resgate Barão do Rio Branco (Biblioteca Nacional) relativo aos anos de 1825 e 1826, considerando o processo de independência do Brasil, focando nas consequências dos conflitos políticos do processo supracitado. Além disso, será exposta a etapa inicial do levantamento de instrumentos de pesquisa desenvolvidos por instituições custodiadoras de acervos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro.

Caroline Buiz Cobas Costas atualmente é aluna do curso de bacharel em Turismo (UNIRIO). Possui mestrado em Memória e Acervos (FCRB), especialização em História do Brasil (IUPERJ/UCAM) e graduação em bacharel em Arquivologia (UNIRIO) e em bacharel e licenciatura em História (PUC-Rio). É bolsista de iniciação científica do Edital 34 da FAPERJ, em cooperação com a Biblioteca Nacional, no projeto "Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco".

 Acesse o canal da FBN no Youtube para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional