Alair Gomes, muito prazer

Data: 
11/08/2016 a 31/10/2016
Período e horários: 
terça a sexta-feira, das 10h às 17h
sábado, das 10h30 às 14h
A Biblioteca Nacional apresenta a sua maior coleção de fotografia contemporânea, representada pela obra múltipla e original de Alair Gomes. A exposição “Alair Gomes, muito prazer” pretende apresentar ao grande público o artista e fotógrafo, a partir de recortes temáticos presentes em seu “fazer fotográfico” e na sua construção narrativa íntima, transitando entre a autobiografia e a filosofia.

A seleção mostrará o traço marcante de Gomes, a fotografia serial, e apresentará partes de conjuntos fotográficos até hoje nunca exibidos ao grande público, como Urbano e Esportes.

Alair Gomes (1921-1992) nasceu em Valença, Rio de Janeiro, graduou-se em Engenharia, e em 1948 passou a dedicar-se ao estudo e pesquisa da Física, Matemática, Lógica e Biologia. A paixão pela fotografia começou em 1965, quando viajou pela Europa por seis meses, com uma Leica emprestada. Começou a fotografar compulsivamente, dando ênfase ao nu masculino em esculturas e pinturas.

Hoje, a obra de Alair Gomes ocupa um lugar de destaque no circuito da arte contemporânea e seus trabalhos são conhecidos e estudados nos Estados Unidos e na Europa (França, Inglaterra e Itália); instituições como a Tate Modern de Londres e a Fondation Cartier pour l’art contemporaine de Paris, já exibiram suas obras; suas fotografias estão presentes em diversas coleções, tais como do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna de São Paulo e do MoMa de Nova York.

Localização

Espaço Cultural Eliseu Visconti

Rua México s/n Rio de Janeiro, RJ 20031-144
Seleção "Rio de Meninos"
Peças pessoais do artista
Série Botânica e Urbano
Nadador fotografado por Alair