Alberto Pacheco e os periódicos musicais brasileiros

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014.
Perfil
pesquisa, pesquisador
Alberto José Vieira Pacheco é pesquisador do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R) da Fundação Biblioteca Nacional, onde desenvolve um estudo sobre os periódicos musicais brasileiros. Estes periódicos estão entre os veículos mais importantes na disseminação ou divulgação de música urbana, em especial a de câmara ou doméstica (modinhas, lundus, recitativos de salão, valsas, polcas etc), mas também gêneros dramáticos (aberturas, árias, duetos e outros conjuntos operáticos). Alguns exemplos podem ser vistos na BNDigital, como é o caso do periódico Ramalhete das Damas, publicado em meados do século XIX, por Heaton & Rensburg.

cobertura-701-alberto-pacheco-periodicos-musicais.jpg

Alberto Pacheco é pesquisador do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R) da Fundação Biblioteca Nacional.
Alberto Pacheco é pesquisador do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes (PNAP-R) da Fundação Biblioteca Nacional.

O objetivo principal da pesquisa é fazer uma análise desses periódicos, apresentar e divulgar este património através de artigos científicos, da edição crítica de uma antologia representativa do cancioneiro em questão, e de sua execução em concertos pela Academia dos Renascidos. A antologia prevista, além de todo o aparato crítico e musicológico, incluirá a tradução para o Inglês do texto poético, além de sua transcrição fonética após o IPA (Alfabeto Fonético Internacional), a fim de facilitar o acesso desse material por cantores situados além do mundo lusófono.

Alberto Pacheco é Doutor e Mestre em Música (Canto) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É autor dos livros O Canto Antigo Italiano e Castrati e outros virtuoses, ambos publicados pela editora Annablume. Recentemente, Alberto realizou pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (CESEM), como bolsista da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT). No CESEM, ele é um dos membros fundadores do Caravelas, Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, cujo Newsletter é editor.

Além dos livros já citados, Pacheco é autor de vários artigos já publicados, ou em vias de publicação, em revistas científicas, livros e coleções de ensaios. Várias edições críticas do repertório vocal Luso-Brasileiro, preparadas por ele, estão em fase final de revisão e publicação. O pesquisador também é coordenador/editor do Dicionário Biográfico Caravelas e membro fundador da Academia dos Renascidos, grupo musical que tem por objetivo executar o repertório vocal luso-brasileiro. 

Para conhecer um pouco mais sobre os periódicos musicais brasileiros, acesse a Hemeroteca Digital.