FBN em parceria a outras editoras irá publicar 19 títulos

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014.
Notícia
editais
A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, juntamente com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-PR) da Presidência da República, tem como objetivo institucional disseminar o conhecimento sobre a formação cultural brasileira e a influência das produções culturais de origem africana, inclusive por intermédio de edições e coedições, especialmente as que tornem esse conhecimento mais acessível e democrático.

cobertura-fbn-parceria-outras-editoras-ira-publicar-19.jpg

O livro "Circo de Pulgas", de Manto Costa, lançado em dezembro, faz parte do Edital de Apoio à Coedição de Autores Negros.
O livro "Circo de Pulgas", de Manto Costa, lançado em dezembro, faz parte do Edital de Apoio à Coedição de Autores Negros.

O Edital de Apoio à Coedição de Autores Negros permite que escritores e editoras que se enquadram na proposta do documento inscrevam suas obras e possam ter seus materiais publicados em coedição com a Fundação Biblioteca Nacional. Os títulos selecionados pela FBN abrangem desde gêneros infantis e juvenis a obras para os que estudam música, teatro ou filosofia, dando destaque a influência da cultura africana na construção social e cultural brasileira. Ao todo, a parceria contou com 13 editoras lançando 19 títulos.

No sistema de coeditoração, a editora definida como principal detém os direitos autorais e editoriais da publicação dos livros de autores brasileiros negros e propõe à Fundação Biblioteca Nacional uma parceria, como coeditora, para a publicação da obra ou coleção. 

A Coordenadoria de Editoração da Biblioteca Nacional é responsável por acompanhar a realização dos editais propostos, avaliando os projetos apresentados pelos escritores e editoras. Além da organização das etapas de produção, como a análise da impressão dos livros, leva-se em conta se, por exemplo, os materiais que possuem coedição têm dois números de Internacional Standard Book Number (ISBN),  cumprindo todas as normas de editoração em material impresso.

A Coordenadoria trabalha como uma editora, mas não possui fins exclusivamente lucrativos. O objetivo da divisão é expandir e divulgar o grande acervo da Biblioteca Nacional e demais trabalhos de pesquisadores. Os livros coeditados e editados pela FBN estão disponíveis na Loja do Livro física e online. Todas as obras resultantes desse Edital devem ser entregues nos próximos seis meses e, em seguida, serão lançadas e estarão disponíveis para venda e para distribuição em bibliotecas públicas do país.  

Conheça o Edital

A publicação "O teatro do oprimido e negritude", de Licko Turle, lançado em dezembro, também é uma realização proposta pelo Edital.