Irineu E. Jones Corrêa integra Letras, Cultura e Memória em suas pesquisas

terça-feira, 31 de março de 2015.
Perfil
poesia, literatura brasileira, Bernardo Guimarães
As relações entre periódicos e o campo literário e o resgate de obras e autores pouco ou nada conhecidos são temas de dois projetos atualmente em desenvolvimento pelo pesquisador da Biblioteca Nacional.

Irineu E. Jones Corrêa, 61 anos, é pesquisador efetivo da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), com doutorado em Letras, pela UFRJ, e formação básica em Psicologia, pela PUC-Rio. Integra grupos de pesquisa ligados a universidades do país e do exterior, participa de bancas de mestrado e doutorado e do programa de bolsas da FBN, sendo parecerista ad hoc de revistas acadêmicas.

Atualmente, desenvolve os projetos Biblioteca invisível e Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente. O primeiro resgata obras literárias pouco ou nada conhecidas – área na qual defendeu sua tese, que tratou dos versos malditos e pornográficos de Bernardo Guimarães, poeta mineiro do século XIX, mais conhecido pelo romance A escrava Isaura. O segundo recorta a temática literária na coleção de periódicos da FBN.

Os estudos atuais da Biblioteca invisível estão focados no período entre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX, conhecidas como belle époque brasileira. Naqueles anos, uma estética muito sofisticada anunciou a modernidade nas letras, mas é pouco estudada e, habitualmente, colocada em suspeição pela historiografia literária tradicional.

O projeto Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente é um trabalho de longo curso, integrado por outros pesquisadores da FBN e de outras instituições, que realizam pesquisas originais e próprias. Seus produtos abrangem um banco de dados, um estudo sobre tipografias e gráficas que editavam e imprimiam jornais e revistas no Rio de Janeiro no século XIX, e uma coleção de comentários sobre alguns periódicos com características singulares e biografias de autores que neles escreviam. Atualmente, o pesquisador investiga a coleção de periódicos manuscritos.

Em 2014, Irineu E. J. Corrêa coeditou com outros colegas Papéis efêmeros, explorações permanentes, publicação apoiada pela Faperj. Está no prelo A sedução do texto: arabescos, paradoxos, simulacros, livro que organizou com os textos de Luiz Edmundo Bouças Coutinho, pela editora Confraria do Vento.

Conheça o projeto Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente.