Perfil - Eduardo Santos e a vida de Luiz Gama, "um vulcão negro em meios brancos"

quarta-feira, 4 de março de 2015.
Perfil
Luiz Gama, pesquisa e editoração, pesquisador
Mais que uma pesquisa biográfica, o estudo contextualiza toda a sua vida pública e principalmente intelectual, no universo do contexto social da segunda metade do século XIX.

cobertura-892-perfil-eduardo-santos-vida-luiz-gama-um-vulcao.jpg

Pesquisador Eduardo Antonio Estevam Santos
Pesquisador Eduardo Antonio Estevam Santos

Desenvolvida por  Eduardo Antonio Estevam Santos, pesquisador do Programa Nacional de Apoio à Pesquisadores Residentes da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-R), a pesquisa sobre a vida de Luiz Gama, um vulcão negro em meios brancos – pensamento e vida intelectual  (1850-1882) é desenvolvida a partir de jornais, manuscritos e correspondências do acervo da própria Biblioteca Nacional, entre outras fontes.

Mais que uma pesquisa biográfica, o estudo contextualiza toda a sua vida pública e principalmente intelectual, no universo do contexto social da segunda metade do século XIX.

Luiz Gonzaga Pinto da Gama foi um ex-escravo que apresentava em suas práticas uma forma de pensar diretamente relacionada e mediada pela organização socioeconômica e escravagista, foi jornalista, maçom, poeta, orador, político e advogado (rábula).

Não se trata de expor suas vontades e suas visões de mundo como um único elemento capaz de explicar todo um processo histórico, mas de situá-lo no interior de uma sociedade que vivia em meio às transformações conduzidas pelo capital, pelos debates ideológicos, pelo jogo político e pelo debate sobre a propriedade escrava e a mudança de regime político.

Um dos objetivos da pesquisa é identificar as formas interpretativas que este intelectual elaborou a respeito da vida política e social da sociedade paulistana e brasileira, por meio de uma dupla consciência, enquanto um intelectual liberal e negro.

O trabalho repensa também o lugar de Luiz Gama na historiografia do pensamento e idéias do século XIX imperial.

O autor e pesquisador Eduardo Antonio Estevam Santos foi bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, com a qual, desenvolveu uma pesquisa de mestrado defendida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo sobre os conflitos fundiários urbanos, mas precisamente a respeito do arrendamento de terrenos para efeito de moradia na cidade de Itabuna, Bahia. No Doutorado desenvolveu uma pesquisa sobre Luiz Gama centrando em suas produções culturais e nas relações étnicorraciais da cidade de São Paulo oitocentista.

Conheça mais sobre Luiz Gama na Hemeroteca Digital Brasileira.

 

 

Gama, Luiz (Luiz Gonzaga Pinto da Gama), 1830-1882