Jornal do Commercio – BN completa digitalização das edições até 1900

terça-feira, 19 de janeiro de 2016.
Casa da Leitura
Jornal do Commercio, periódicos, Diários Associados, digitalização, BNDigital
A equipe da BNDigital está concluindo um esforço importantíssimo para ampliar o conhecimento sobre o período do Império no Brasil: todas as edições do Jornal do Commercio – um dos mais antigos periódicos do país –, desde sua fundação em 1827 até o ano de 1900, estarão disponíveis em breve para consulta na BNDigital.

cobertura-2327-jornal-commercio-bn-completes-digitization.jpg

Capa do Jornal do Commercio de 4 de outubro de 1827, quinta-feira.
Capa do Jornal do Commercio de 4 de outubro de 1827, quinta-feira.

O material já está digitalizado e passa agora por tratamento técnico para que possa ser disponibilizado na BNDigital de maneira coerente, dentro da estrutura de navegação do portal. Esta semana será levado a público o conteúdo completo das edições das décadas de 1827 e 1890.

O período coberto nessa etapa envolve a fabulosa quantidade de 85 mil páginas digitalizadas, material de valor inestimável para pesquisadores do período do Império, notadamente da escravidão no Brasil.

O esforço começa com a digitalização dos microfilmes em escâneres apropriados, operados por profissionais sempre atentos à qualidade das imagens capturadas para que possam ser posteriormente consultadas pelos usuários da BNDigital.

A etapa seguinte, não menos importante, é a do tratamento técnico, quando é feito o reconhecimento ótico dos caracteres e a indexação das palavras para que os usuários possam pela internet fazer a busca por palavras chaves em todo o conteúdo textual da coleção.

De acordo com Vinicius Pontes Martins, coordenador da Rede da Memória Virtual Brasileira, “estamos processando as edições entre 1913 e 2014, estas edições foram enviadas já em formato digital pelos Diários Associados, nosso parceiro nesta empreitada, e serão disponibilizadas ao longo dos próximos meses”. Já o período entre 1900 e 1913 impõe um desafio adicional por conta da qualidade dos microfilmes: “Estamos analisando a viabilidade de capturar esse período a partir do original, o que acaba sendo muito mais demorado.”