Raduan Nassar é o grande vencedor do Prêmio Camões 2016

segunda-feira, 30 de maio de 2016.
Premiação
Prêmio Camões, língua portuguesa, literatura, literatura brasileira, Raduan Nassar
A comissão julgadora do Prêmio Camões divulgou agora, às 15h30, o nome do escritor paulista Raduan Nassar como grande vencedor da edição deste ano. A comissão julgadora desta edição, reunida em Lisboa, foi composta por Sergio Alcides e Flora Sussekind, pelo Brasil; Paula Mourão e Pedro Mexia, por Portugal; e Inocência Mata e Lourenço de Rosário, pelos países africanos de língua portuguesa.

Nassar, de 80 anos, estreou na literatura em 1975 com Lavoura arcaica, tendo publicado também Um copo de cólera (1978) e o livro de contos Menina a caminho (1994). Seus livros foram traduzidos para o espanhol, o francês, o inglês e o alemão. Esta última contou com o apoio da Biblioteca Nacional através do Edital de Apoio à Tradução e à Publicação. Recentemente, Raduan Nassar teve sua obra traduzida para o inglês: Um copo de cólera saiu em janeiro de 2016 pela Penguin Modern Classics.

Considerado o mais importante reconhecimento da língua portuguesa, o Prêmio Camões contempla anualmente autores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP pelo conjunto de sua obra. A comissão julgadora é composta por representantes do Brasil, de Portugal e de países africanos de língua oficial portuguesa que avaliam a contribuição de cada autor para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural de nossa língua.