Lançamento de fac-símile resgata parte da memória da mineração no Brasil Colônia

quinta-feira, 27 de outubro de 2016.
Evento
pesquisa e editoração
Estava guardado no acervo da FBN o exemplar único de que se tinha notícia, de 1836, de "Memória histórica sobre os diamantes..."

Será no próximo sábado, dia 29, na cidade mineira de Resende Costa, o lançamento do livro, resultado do edital permanente de Coedições Sem Ônus da Fundação Biblioteca Nacional. O edital tem como meta ampliar o acesso ao patrimônio protegido pela FBN. Assim, as editoras parceiras ganham o direito ao aval institucional e também ao uso do nome e imagem da Biblioteca Nacional. 

O resgate de Memória histórica sobre os diamantes... começou em 2013, quando a Associação dos Amigos da Cultura da Cidade de Resende Costa obteve recursos do Fundo de Cultura do Estado de Minas Gerais (FEC) para editar a Coleção Lageana. Trata-se de um programa editorial com o objetivo de recuperar acervos e desenvolver pesquisas referentes ao município. Foi uma vitória para a guarda da memória da pequena cidade próxima a Tiradentes e a São João del Rei, e conhecida pelo artesanato têxtil.

Memória histórica sobre os diamantes... foi publicado em 1836, no ano da extinção da Real Fábrica de Lapidação. Seu autor, José de Rezende Costa (Filho), foi inconfidente no século 18 e conselheiro do Império do Brasil. A importância desse documento para a historiografia do país está descrita no próprio título completo em português de época: Memoria historica sobre os diamantes, seu descobrimento, contratos e administração por conta da Real Fazenda; modo de os avaliar; estabelecimento da fábrica de lapidação; sua extincção e estado presente no Brazil.

A edição fac-similar foi organizada pela historiadora Júnia Ferreira Furtado, professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em história dos diamantes no Brasil Colônia e também do Distrito Diamantino. A obra apresenta estudo crítico, fixação de textos, notas e comentários.

O livro será lançado às 20h30 do dia 29 de outubro, em Resende Costa, na C&M Festas e Eventos, na Rua São João Del-Rei, 430, no bairro Canela.

A publicação também estará à venda na Loja do Livro, na Biblioteca Nacional (Av. Rio Branco, 219, Centro, Rio de Janeiro).