João Gilberto Noll: bolsista da BN prepara tradução do livro Hotel Atlântico para o italiano

quinta-feira, 30 de março de 2017.
Falecimento
literatura, literatura brasileira, tradução, Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil
Foi enterrado nesta quarta-feira, 29 de março, o escritor gaúcho João Gilberto Noll, que faleceu aos 70 anos. Ganhador de cinco prêmios Jabuti, sua obra engloba 18 livros, sendo 13 romances, três coletâneas de contos e duas obras infanto-juvenis.

cobertura-3529-joao-gilberto-noll-bolsista-bn-prepara.jpg

Imagem de João Gilberto Noll no vídeo Imagem da Palavra, parte 2
Imagem de João Gilberto Noll no vídeo Imagem da Palavra, parte 2

Desde o início, com O Cego e a Bailarina, em 1980, a obra de Noll desfilou um peculiar conjunto de personagens sem esperança, desenraizados, que vagam pelas metrópoles em vidas sem sentido ou propósito. A propósito dessa obra, o crítico Ricardo Lisias escreveu em O Estado de São Paulo que “a reunião de contos apresenta o que seria uma constante em sua obra: personagens solitários e perdidos em meio à grande cidade, que os aprisiona e sufoca. A sexualidade, longe de ser um possível escape, funciona como outro mecanismo de opressão”.

A Biblioteca Nacional apoiou traduções de obras de João Gilberto Noll em países como Estados Unidos, Itália e Macedônia. Como bolsista do Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil, a tradutora italiana Jessica Falconi encontra-se atualmente no Brasil, percorrendo uma agenda de trabalho e pesquisa relacionada à tradução de Hotel Atlântico, romance publicado em 1989. A obra, aliás, foi adaptada para as telas por Suzana Amaral em filme homônimo, de 2009.

Em 1990, o programa O Teatro do Texto, da Biblioteca Nacional, levou duas dezenas de autores a percorrer bibliotecas do Norte e Nordeste do Brasil, incluindo o próprio João Gilberto Noll, mas também Ferreira Gullar, Lya Luft, Chacal, Moacyr Scliar e Ignacio de Loyola, entre outros.

Consulte, a seguir, alguns links e referências para suplementos literários, coberturas especiais e contos que podem ser encontrados na Hemeroteca Digital