A Biblioteca Nacional expressa seu pesar pela morte de Antonio Candido, aos 98 anos de idade.

segunda-feira, 15 de maio de 2017.
Homenagem
Antonio Candido, literatura, literatura brasileira, poesia
O sociólogo, ensaísta e professor universitário foi um vulto importantíssimo no panorama cultural brasileiro, autor de extensa obra nos campos da Literatura e das Ciências Sociais. Muito ativo no campo da política, militou no Partido Socialista Brasileiro e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores. Foi também colaborador dos jornais “Folha da Manhã” e “Diário de São Paulo”.

Antonio Candido (3608)

Antonio Candido
Antonio Candido

Antonio Candido recebeu vários prêmios por seus trabalhos de crítica e análise literária, entre eles o Jabuti, o Machado de Assis e o Camões (1998) - este último organizado pela Biblioteca Nacional, juntamente com a portuguesa Direção Geral do Livro. Em 1996 foi agraciado com o Prêmio Anísio Teixeira, concedido a trabalhos na área de Educação.

Dentre suas obras destacam-se o conjunto de artigos Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária (1965) e Formação da literatura brasileira (1975), entre muitas outras.

A Biblioteca Nacional possui em seu acervo de Obras Gerais os livros de Antonio Candido, recebidos através do Depósito Legal. O acervo de Manuscritos possui uma carta escrita por Antonio Candido ao jornalista Alberto Dines, na qual discorre sobre a importância da obra do escritor austríaco Stefan Zweig. A carta pertence à Coleção Alberto Dines, doada pelo titular.

Antonio Candido
Carta de Antonio Candido ao jornalista Alberto Dines em que discorre sobre a importância da obra do escritor austríaco Stefan Zweig.