Danielle Oliveira Mércuri e a análise do incunábulo quatrocentista de Alonso Ortiz

terça-feira, 29 de agosto de 2017.
Perfil
incunábulos, história, Portugal, Espanha
Analisar as recomendações e prescrições feitas à rainha católica D. Isabel (1451-1504) e a uma de suas filhas, a princesa D. Isabel (1470-1498), tendo por fonte documental uma obra do Acervo de Obras Raras da Biblioteca Nacional (BN) – este é o tema da investigação de Danielle Oliveira Mércuri, pesquisadora do Programa de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional, edição 2016.

cobertura-3769-danielle-oliveira-mercuri-analise-incunabulo.jpg

A pesquisadora Danielle Oliveira Mércuri, pesquisadora do Programa de Apoio à Pesquisa da FBN, edição 2016.
A pesquisadora Danielle Oliveira Mércuri, pesquisadora do Programa de Apoio à Pesquisa da FBN, edição 2016.

Segundo a pesquisadora, a BN é a única instituição da América Latina que possui um exemplar da obra quatrocentista Los cinco tratados del doctor Alonso Ortiz (1493), um dos 216 incunábulos sob a guarda do Acervo de Obras Raras da instituição. Além de raríssima, segundo Danielle, seu conteúdo demanda um olhar cuidadoso dos historiadores interessados em pesquisar as relações de poder e sobre o papel concedido às mulheres, em especial às princesas e rainhas na Castela quatrocentista.

A pesquisa analisa dois opúsculos que integram a obra de Alonso Ortiz, o Tratado de la herida del rey e o Tratado consolatório a la princesa de Portugal, nos quais, de acordo com a historiadora, “as mulheres são tema ou interlocutoras, dentre outros motivos, em virtude da possibilidade ou certeza da morte dos seus maridos”. Assim, ela explica, “teremos oportunidade de refletir acerca da figura da rainha e infanta castelhanas investigando a rede de relações que teceram dentro e fora do reino, bem como a respeito da esfera de atuação de seus poderes”.

Danielle Oliveira Mércuri é doutora em História e Cultura Social pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Franca). Realizou estágio de doutorado na Universidad de Salamanca (Espanha), com bolsa do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Possui mestrado em História e Cultura Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Unesp/Franca, e licenciatura e bacharelado em História pela mesma instituição, e atualmente integra o grupo de pesquisa temático Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (Fapesp:2013/14786-6). É autora de Sábios e sagrados. Os reis ibéricos e seus cronistas, publicado em 2013 pela editora Cultura Acadêmica da Unesp.