Gabriela Bazan Pedrão investiga as possíveis influências do primeiro catálogo moderno da história da biblioteconomia na Biblioteca Nacional

terça-feira, 19 de dezembro de 2017.
Perfil
Catálogos, biblioteca, biblioteconomia
A Real Biblioteca, hoje Biblioteca Nacional, se estabeleceu no Rio de Janeiro em 1810, alguns anos antes da criação, entre 1839 e 1841, do primeiro catálogo moderno da história da biblioteconomia e um dos mais importantes até hoje: o Catálogo de Panizzi. Este, foi oficialmente adotado na Biblioteca do Museu Britânico em 1841 e revolucionou a organização da informação. Seu criador, Anthony Panizzi e seus assistentes, elaboraram 91 regras de catalogação, inclusive para obras anônimas e padronização de entradas principais.

cobertura-4035-gabriela-bazan-pedrao-investiga-possiveis.jpg

A pesquisadora Gabriela Bazan Pedrão, bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.
A pesquisadora Gabriela Bazan Pedrão, bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.

A bibliotecária Gabriela Bazan Pedrão, bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional, Edição 2016, está concluindo sua investigação sobre as possíveis influências desse catálogo tão importante na organização da informação na Biblioteca Nacional, tendo em vista que esta instituição só viria a criar seu primeiro catálogo em 1883.

Simultaneamente a pesquisadora pesquisa os modos pelos quais eram organizados os catálogos das demais bibliotecas cariocas no século XIX. O acervo da biblioteca é vasto e rico e a oportunidade de pesquisar temas interligados ao principal não pode ser perdida, ela observa.

A principal contribuição desse projeto, segundo a bolsista, é para a história da biblioteconomia, ao passo que se pode refletir sobre problemas de organização da informação que existem até hoje. Para buscarmos soluções e melhorias nos métodos utilizados, ela explica, é preciso saber como tudo começou e como chegamos aonde estamos. É esta a proposta de seu estudo.

Gabriela Bazan Pedrão é graduada pela Universidade de São Paulo (USP) em Biblioteconomia e Ciências da Informação e Documentação. É mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e atualmente faz seu doutorado também em Ciência da Informação, também na Unesp.

Fora da Universidade, Gabriela mantém um canal no YouTube onde discute tópicos de biblioteconomia com o objetivo de divulgar e valorizar a profissão.