Patrícia Campos de Almeida e as obras didáticas para ensino do português como língua estrangeira

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018.
Perfil
língua portuguesa, ensino, Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, gramática, pesquisa, pesquisadora
A análise de uma obra de caráter didático destinada ao ensino de uma língua estrangeira pode nos revelar mais do que o seu conteúdo. É com esta premissa que a especialista em “Português Língua Estrangeira” Patricia Maria Campos de Almeida, bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional, vem empreendendo, nos últimos anos, pesquisas sobre obras didáticas para o ensino de português como língua estrangeira.

cobertura-4648-patricia-campos-almeida-obras-didaticas.jpg

A pesquisadora Patricia Maria Campos de Almeida, bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.
A pesquisadora Patricia Maria Campos de Almeida, bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.

Segundo a pesquisadora, as obras didáticas deixam entrever concepções de língua e ensino vigentes em um determinado tempo, pois seus textos e imagens favorecem o conhecimento de aspectos sócio-político-econômicos brasileiros e também de sua gente. Motivada por essas questões e a fim de ampliar o espectro das obras já analisadas, Patrícia Almeida, com a bolsa recebida, está analisando o manuscrito de José Morena intitulado Grammatica portugueza-italiana, que pertence ao acervo da Divisão de Manuscritos da instituição.

Escrita no século XIX e dedicada à Imperatriz Theresa Christina Maria, o título da obra sugere uma gramática comparada, uma vez que o emprego da comparação era comum na metodologia da época. Considerada como livro didático de excelência para a época, a gramática comparada parece também estar alinhada com o fato de que a homenageada – tendo nascido em Nápoles e vivido no Brasil – navegava pelos dois idiomas.

Um dos principais objetivos da autora é ampliar o entendimento sobre o ensino de língua estrangeira no século XIX. A autora observa que a obra em questão não foi ainda referenciada nos estudos sobre material didático para ensino de língua estrangeira. Sua pesquisa prevê a consulta a outras fontes existentes na Biblioteca Nacional ou em outras instituições.

Patricia Maria Campos de Almeida é licenciada em português/francês e especialista em Português Língua Estrangeira (PLE) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou mestrado e doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde obteve, respectivamente, os títulos de mestre e doutor em Letras. Interessada na história do material didático, bem como por questões relativas à autoria dessas obras, a autora realizou, na Universidade Federal Fluminense, estágio pós-doutoral. Dessa pesquisa resultaram dados inéditos já apresentados em eventos, artigos e livros da área, bem como um acervo de obras e dados sobre os autores, que tem sido fonte de consulta para outras pesquisas.

Desde 1997, é docente do Setor de Português Língua Estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela é líder do grupo de pesquisa "Português do Brasil para estrangeiros: estudos e depoimentos sobre o processo de constituição e consolidação da área", vinculado ao CNPq. Sua atuação como pesquisadora tem se voltado, nos últimos anos, para o estabelecimento de uma cronologia e análise dos materiais didáticos publicados no Brasil sobre o tema. Além disso, busca recuperar a trajetória dos autores dessas mesmas obras com vistas à montagem de um acervo de referências.

No pós-doutorado, Patrícia escreveu Materiais didáticos de português para estrangeiros editados no Brasil: proposta de uma nova cronologia. [Pesquisa de Pós-doutoramento]. Niterói: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, UFF, 2011. Ainda sobre o assunto publicou “O papel do imigrante no cenário editorial de materiais didáticos para ensino de PBE”, no livro Português do Brasil para Estrangeiros: homenagem à Professora Norimar Júdice [Niterói: Intertexto, 2017. p. 17-350], organizado por REBELLO, A.; BELFORT-DUARTE, A e ALMEIDA P. LIMA, R. A., e, juntamente com N. Judice, “Do novo mundo ao mundo novo: o ensino de português a estrangeiros no Brasil”, publicado em O mundo do português e o português no mundo afora: especificidades, implicações e ações [Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 265-292], organizado por ALVAREZ, Maria Luiza Ortiz & GONÇALVES, Luis.