A presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, recebeu o Secretário Especial de Cultura, Henrique Medeiros Pires

sexta-feira, 15 de março de 2019.
Institucional
biblioteca digital, Fundação Biblioteca nacional, Ministério da Cidadania
O Secretário Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires visitou a Biblioteca Nacional nesta manhã de sexta-feira, 15 de março, quando foi apresentado a todos os projetos da instituição e conheceu os principais espaços da Casa, inclusive a exposição ‘1808 – 1818 – a construção do reino do Brasil’.

cobertura-5022-presidente-biblioteca-nacional-helena-severo.jpg

15 de março de 2019 - A presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, recebe o Secretário Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires.
15 de março de 2019 - A presidente da Biblioteca Nacional, Helena Severo, recebe o Secretário Especial de Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Medeiros Pires.

A presidente da Biblioteca Nacional (BN), Helena Severo, mostrou um vídeo sobre a obra de reforma da fachada do prédio-sede e explicou as atividades em andamento. O Secretário ressaltou que, em recente viagem a Portugal, foi solicitado para que o Brasil intermediasse ações com a Comunidade de Países da Língua Portuguesa e que a BN estaria inserida no projeto. Ele também deu a boa notícia que a criação do prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a infância e a juventude deve ser aprovada até julho no Senado – o projeto já passou pela Câmara. 

Helena Severo explicou ao Secretário que a instituição está criando mais três coleções Brasiliana em formato digital:

  • de literatura infantil e juvenil, a partir da obra de Monteiro Lobato;
  • musical, em parceria com o BNDES, a partir de partituras impressas, pois a produção brasileira não é acessível aos músicos. A ideia é movimentar e fazer com que a comunidade artística passe a valorizar a produção nacional; e
  • cartográfica.

Ao longo da reunião, diversos profissionais da Biblioteca Nacional apresentaram ao Secretário e assessores as principais ações e iniciativas em curso na instituição, bem como números que evidenciam a importância fundamental da Biblioteca Nacional para a preservação e promoção da cultura no Brasil:

  • Programa de Apoio a Pesquisadores e Pesquisadores Residentes, com a concessão de oito bolsas que fomentam a produção de conhecimento a partir de pesquisas nos acervos da instituição.
  • Foram 21 ações culturais em 2018, entre exposições, mostras, palestras, debates, cursos e mesas redondas, realizadas nos espaços da BN.
  • Os portais mantidos pela Biblioteca Nacional ou parceiros alcançam números cada vez mais destacados: ao todo, a BNDigital alcança a marca de 2 milhões de documentos disponíveis para acesso, incluindo manuscritos, cartográficos, iconográficos, impressos, fotográficos e periódicos, entre outros; a Hemeroteca Digital Brasileira teve 6 mil títulos de revistas e jornais brasileiros, registrando mais de 4 milhões de acessos por mês; as bibliotecas digitais Brasiliana Fotográfica e Brasiliana Iconográfica contam com 7 mil documentos e média de 500 mil acessos por mês.
  • Ao longo de 2018, a BN atendeu, presencial e remotamente, mais de 20 milhões de pessoas, tendo recebido mais de 100 mil visitantes em suas exposições, eventos e visita orientada, com destaque para a visitação recorde da exposição 1808 – 18018: A Construção do Reino do Brasil”, com 8.600 pessoas.
  • A atuação da BN como integradora de redes digitais ganha cada vez mais destaque. O recém-lançado Portal França-Brasil (BN e BNF, da França) reúne 4.000 documentos; a Biblioteca Digital Luso-brasileira possui mais de 290 mil títulos, reunindo 52 parceiros; a Biblioteca Digital Mundial possui 12 mil itens 2.000 itens e reúne 193 países; a Rede da Memória Virtual Brasileira aproxima 18 parceiros na maior iniciativa brasileira para preservar e divulgar acervos de museus, arquivos e bibliotecas.

Por fim, Henrique Medeiros Pires assistiu a mais um vídeo com  e agradeceu a acolhida na Biblioteca Nacional: “esta é a primeira de uma série de visitas: eu não poderia vir ao Rio sem visitar a Biblioteca Nacional. Quero colaborar para que as coisas aconteçam e temos um grande desafio em relação à preservação e valorização das instituições de memória no Brasil”.