Carlota Joaquina, rainha e articuladora política

sábado, 25 de abril de 2020.
Notícia
Carlota Joaquina, Rainha, Articuladora, política, Fundação Biblioteca nacional
Em 25 de abril de 1775, nascia D. Carlota Joaquina Teresa Cayetana, futura Rainha Consorte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, esposa do Rei Dom João VI. Carlota Joaquina, infanta da Espanha, filha primogênita dos reis da Espanha Carlos IV e Maria Luísa de Parma, durante sua primeira década de vida esteve junto à Corte espanhola. Carlota aprendeu idiomas, estudou religião, história, regras de etiqueta e adorava cavalgar, era considerada alegre e culta para a idade. Em 1785, um casamento acordado entre as famílias reais da Espanha e de Portugal, Carlota Joaquina casou-se com infante português, Dom João, então Duque de Beja. O casal teve nove filhos, dois quais oito chegaram à fase adulta.

cobertura-6351-carlota-joaquina-rainha-articuladora-politica.jpg

A gravura de Manuel Aguillar, do século XIX, integra o acervo da Divisão de Iconografia e retrata Carlota Joaquina de corpo inteiro.
A gravura de Manuel Aguillar, do século XIX, integra o acervo da Divisão de Iconografia e retrata Carlota Joaquina de corpo inteiro.

Com a mudança de país e sobretudo, de hábitos entre as Cortes, Carlota teve dificuldades de adaptação ao ritmo da corte portuguesa. Em 1788, após a morte do herdeiro mais velho da Coroa Portuguesa, Dom José, príncipe do Brasil, Dom João assumiu o trono português. Dom João e Carlota tornaram-se príncipe e princesa do Brasil, duquesa de Bragança.

Em razão do Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte para impedir o avanço político e econômico do Reino Unido, a França invadiu Portugal e a Corte portuguesa transferiu-se para o Brasil. Em 1808, a Família Real portuguesa chegou em território brasileiro, primeiro em Salvador, depois no Rio de Janeiro. Carlota, que não era favorável à mudança para Brasil, manteve-se insatisfeita durante o período em que esteve na colônia.

Carlota é relatada como uma mulher com temperamento forte, politizada e que durante muitos anos almejou um destaque político tanto do lado português como no espanhol, porém sem sucesso. Em 1821, com o retorno da Família Real a Portugal, em consequência da Revolução do Porto, Carlota, por suas posições políticas, foi morar no Palácio de Queluz e ali morreu anos depois, em 1830, aos 54 anos.