Uma Babel em tinta e papel: Periódicos de comunidades estrangeiras no acervo da Biblioteca Nacional

quarta-feira, 8 de abril de 2020.
Notícia
periódicos, Jornais, Fundação Biblioteca nacional
Sendo o Brasil um país de população formada a partir de movimentos imigratórios, o acervo da Biblioteca Nacional possui uma rica herança multiétnica e multicultural.

As raras edições da imprensa imigrante no Brasil que selecionamos hoje, além de resgatarem a memória de importantes contribuições à construção do país atual, abordam os anseios e valores de colônias internacionais nas grandes cidades em formação, bem como o processo de integração de estrangeiros à sociedade brasileira e as preferências político-partidárias entre essas comunidades – visíveis desde periódicos comunistas a publicações alinhadas ao nazi-fascismo. Os eixos temáticos desse tipo de imprensa, em princípio, não poderiam ser mais diversos: muitos deles se limitavam a fornecer ao imigrante, informações a respeito de sua pátria de origem, ensinamentos morais e religiosos e, dependendo do local de assentamento de sua comunidade, preciosas recomendações para o sucesso na agricultura ou no comércio.

Seja impressa em caracteres góticos ou em caligrafia árabe, a seleção de hoje dá conta de apenas uma pequena parte de um vasto material de imprensa imigrante presente na Biblioteca Nacional. Trazendo à luz uma amostra deste acervo tão peculiar e pouco pesquisado, propomos à comunidade científica o uso da imprensa imigrante como fonte e objeto de futuras pesquisas. Assim como a terra e a sociedade brasileiras estiveram abertas à adesão de novas culturas, a pequena Babel da Biblioteca Nacional aí está: aberta a novos olhares e novos pensares.