Entre o engenheiro e o urbanista, que participou do plano de expansão e embelezamento do Rio de Janeiro, surgiu o projeto do bairro Balneário Satélite da Capital. O plano para a construção do bairro caminhava bem até a crise de 1929. Com a ausência de investimento, o projeto esfriou e ganhou vida novamente, na metade da década seguinte. Com o sucesso de corridas de carro, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, a capital paulista sediou sua primeira prova internacional em 1936. Ocorrido um acidente nesta prova e movidos à paixão pelo esporte que crescia, as obras do autódromo seguiram.
Em 1939, com o adiantar das obras, um grupo de pilotos, incluindo Manoel de Teffé, fez os primeiros testes da pista. No dia 12 de maio de 1940, o autódromo foi inaugurado para o Grande Prêmio São Paulo. No final da década de 60, o autódromo foi fechado para reformas e reabriu em 1970 para receber o campeonato internacional de Fórmula Ford. Em 1971, sediou pela primeira vez o Grande Prêmio de Fórmula 1. Durante a década de 80, o Grande Prêmio de Fórmula 1 foi realizado no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Para a retomada da competição à Interlagos, houve uma grande reforma e modernização e em 1990 o prêmio retornou a São Paulo. Ainda na década de 80, em 1985, o autódromo mudou de nome para Autódromo Municipal José Carlos Pace, em homenagem ao piloto que falecera em um acidente aéreo.
Atualmente, o autódromo é administrado pela Secretaria Municipal de Turismo e recebe importantes competições nacionais e internacionais. A imagem abaixo, Planta de São Paulo produzida em 1941, pertence à Divisão de Cartografia. Na parte inferior esquerda é possível visualizar a região do Autódromo de Interlagos.