23 de junho | Há 50 anos começavam as obras do metrô na Praça Paris

segunda-feira, 22 de junho de 2020.
Notícia
Rio antigo, Praça Paris, Glória, Bairro da Glória, Hotel Glória, Acervo BN, Metrô, Metrorio, Pão de açúcar, Fundação Biblioteca nacional
Há 50 anos, em 23 de junho de 1970, a primeira estaca foi colocada na Praça Paris – bairro da Glória, Rio de Janeiro – pelo então governador da Guanabara, Negrão de Lima, dando início ao início das obras do sistema metroviário da cidade.

Os estudos para a construção do metrô carioca começaram a ser apresentados em 1928, mas a inauguração ocorreu apenas em 05 de março de 1979. Depois de nove anos de construção, durante os quais vários bairros foram duramente atingidos por desapropriações de imóveis e obras, o serviço foi inaugurado pelo presidente Ernesto Geisel. O primeiro trecho inaugurado, da Glória à Praça Onze, tinha 5,1 quilômetros e cinco estações. Segundo o Metrô, nos primeiros dez dias de operação, o maior movimento foi na Cinelândia que, com mais de um terço do total dos 60 mil passageiros por dia, dividia o fluxo com Praça Onze, Central, Presidente Vargas e Glória.

Destacamos uma fotografia da Praça Paris com o Pão de Açúcar ao fundo com data aproximada de 1933 e, portanto, antecedente às modificações arquitetônicas e paisagísticas causadas pela construção do sistema metroviário carioca. O cenário pode ser visto em outros ângulos nas seguintes imagens:

(Allan dos Santos)