25 de Junho | Centenário do Jornalista Carlos Castello Branco

quarta-feira, 24 de junho de 2020.
Notícia
Carlos Castello Branco, Castelinho, jornalista, Centenário, Fundação Biblioteca nacional
Castelinho, como também era conhecido, foi um dos grandes colunistas políticos da imprensa brasileira do século XX. Nasceu em 25 de junho de 1920 em Teresina (Piauí) e aos 14 anos fundou o periódico A Mocidade, editado no Liceu Piauiense. Em 1937 entrou para Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, graduando-se em 1943. Nessa época trabalhou no jornal O Estado de Minas para poder pagar os estudos.

cobertura-6572-25-junho-centenario-jornalista-carlos.jpg

Carlos Castello Branco - Jornal do Brasil
Carlos Castello Branco - Jornal do Brasil

Em 1945 mudou-se para o Rio de janeiro, onde trabalhou na revista O Cruzeiro e nos jornais Diário Carioca, O Jornal e Tribuna da Imprensa. Com a compra do último pelo Jornal do Brasil em 1961, Castelinho foi absorvido e, por 10 anos, dirigiu sua filial em Brasília. Após um infarto deixou o cargo e dedicou-se apenas ao jornalismo político.
No Jornal do Brasil, manteve por 31 anos uma das colunas políticas mais lidas da imprensa brasileira: a “Coluna do Castello”. Reuniu seus escritos e publicou livros sobre o governo militar no país: “Introdução à Revolução de 1964” e “Os militares no Poder”. Profundo conhecedor dos bastidores do poder e preciso em interpretar os fatos políticos, foi admirado e temido pela classe política.
Assumiu a presidência do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal e travou uma série de embates com os militares. Após a promulgação do AI-5, foi preso e obrigado a depor no Departamento de Ordem Pública e Social (DOPS).
Por sua luta pela liberdade de imprensa, recebeu o “Prêmio Maria Moors Cabot”, o “Prêmio Mergenthaler de Liberdade de Imprensa” e o “Prêmio Nereu Ramos de Jornalismo”. Em 4 de novembro de 1982, foi eleito para a cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 1 de junho de 1993 em decorrência de problemas de saúde que o acometiam desde 1986.