Machado de Assis, 150 anos de Contos fluminenses

quarta-feira, 3 de junho de 2020.
Notícia
literatura brasileira, Machado de Assis, Autores negros, contos fluminenses, Fundação Biblioteca nacional
Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido por Machado de Assis, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 no Morro do Livramento, onde foi criado. Negro e de família humilde, estudou em escola pública e teve aulas de francês e latim com um padre, amigo da família.

Desde muito cedo, demonstrou interesse pela literatura, dando início à sua carreira literária através da poesia. Aos 15 anos, teve a primeira publicação de um poema no Jornal dos Pobres, que pode ser acessado neste link: http://memoria.bn.br/DocReader/709697/2588.

Um ano depois, em 1856, Machado de Assis ingressou como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional, e desde então foi mantendo sua carreira relacionada ao meio editorial. Em 1858, acumulou o trabalho de revisor de provas de tipografia da editora de Paula Brito e tornou-se colaborador dos jornais O Paraíba e Correio Mercantil.

Machado de Assis atuou também como tradutor, publicando em 1861 a tradução da De l'amour des femmes pour les sots do escritor Victor Hénaux. Ainda neste ano, publicou pela editora de Paula Brito o teatro Desencantos, que pode ser consultada na íntegra aqui: http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or1565...

No ano seguinte, publicou a obra Theatro de Machado de Assis, contendo duas peças de teatro suas.

Aos 25 anos, publicou um livro de poesias intitulado Chrysálidas, que pode ser consultado neste link: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_obrasraras/or60425/or60425.pdf. O link a seguir apresenta um retrato de Machado de Assis com essa idade: http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_iconografia/icon1208227.jpg

Em 1870, publicou a obra que reverenciamos neste post, e que pode ser consultada integralmente aqui: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/cfluminenses.pdf, numa edição recente publicada pela BN. Contos fluminenses é o primeiro livro de contos de Machado de Assis, trata-se de uma coletânea com contos que foram primeiramente lançados em folhetim no Jornal das Famílias, no Rio de Janeiro. Estes contos retratam a sociedade daquele período e foram elaborados para o público que lia aquele folhetim. Para quem tem curiosidade de ver um conto em um folhetim, seguem os links para alguns destes contos publicados no Jornal das Famílias:

Confissões de uma viúva moça: http://memoria.bn.br/docreader/339776/620

Luiz Soares: http://memoria.bn.br/DocReader/339776/2325

A mulher de preto: http://memoria.bn.br/DocReader/339776/1990

O segredo de Augusta: http://memoria.bn.br/DocReader/339776/2101

Cabe destacar que, no fim do século XIX, Machado de Assis foi considerado o maior romancista brasileiro, permanecendo até os dias atuais como um dos maiores escritores brasileiros. Participou da fundação da Academia Brasileira de Letras, se tornando seu primeiro presidente.

Além das obras que apresentamos aqui, a BN possui outras obras do autor disponíveis em PDF que podem ser lidas em aparelhos e-Reader, celulares, tabletes ou computadores que sejam compatíveis com esse formato. Para acessá-las basta consultar nosso catálogo aqui: http://bndigital.bn.gov.br/