Viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos em 1876 – Nova Iorque

terça-feira, 9 de junho de 2020.
Notícia
Dom Pedro II, EUA, Nova York, Fundação Biblioteca nacional
Nova Iorque foi o ponto de chegada e de partida da viagem de D. Pedro II aos Estados Unidos. D. Pedro II, D. Teresa Cristina Maria e comitiva partiram do Rio de Janeiro em 26 de março de 1876, e chegaram a Nova Iorque no dia 15 de abril. Essa foi sua segunda viagem internacional, mas foi a única vez que esteve nos Estados Unidos.

Apesar de não ser uma viagem oficial como Imperador, Dom Pedro de Alcântara, como preferia ser chamado, conheceu grande parte do país, e tornou-se uma figura bastante popular. Seus modos simples e simpatia eram notáveis: cumprimentava a todos, caminhava pelas ruas a pé, carregando sua própria maleta e guarda-chuva.

D. Pedro era um viajante incansável, e anotava tudo em seu diário. Em 17 de abril partiu de trem rumo à Costa Oeste do país. Chegou a São Francisco em 25 de abril, onde ficou por alguns dias, e retornou à Costa Leste em maio. Percorreu muitos Estados, visitou diversas cidades durante o trajeto. Foi convidado pelo Presidente Ulysses Grant para participar da cerimônia de abertura da Exposição Universal da Filadélfia (Centennial Exhibition), que ocorreu 10 de maio. Retornou à Exposição várias vezes em junho e julho, conhecendo todos os pavilhões. Visitou também diversos Estados do Sul, chegando a Nova Orleans dia 24 de maio. Também chegou até o Canadá, no início de junho, onde visitou as Cataratas do Niágara.

D. Pedro II retornou a Nova Iorque no dia 5 de julho. Ficou hospedado no Buckingham Hotel. Saía às 6h da manhã para conhecer a cidade e visitar instituições, acompanhado por alguns membros da sua comitiva ou mesmo sozinho. Passeou no Central Park, visitou a Catedral de Saint Patrick, perto do hotel. Conheceu diversos museus, igrejas, bibliotecas, escolas. Recebeu a visita de autoridades e personalidades ilustres. À noite frequentava teatros com D. Teresa Cristina. Participou de diversos eventos culturais e científicos, dentre eles destacamos uma sessão da American Geographical Society, em 10 de julho, realizada em sua homenagem, onde foi nomeado e eleito por aclamação membro honorário da Academia.

Em 12 de julho D. Pedro II e comitiva embarcaram num vapor rumo à Europa.

Destacamos aqui algumas imagens do acervo da Biblioteca Nacional, pertencentes à Coleção D. Teresa Cristina Maria. As fotografias, em papel albuminado, foram feitas pelo fotógrafo José Maria Mora, imigrante cubano que teve importante estúdio em Nova Iorque nas décadas de 1870 e 1880. São retratos em formato cartão-cabinet de D. Pedro II e de D. Teresa Cristina, a Fonte Bethesda no Central Park, e uma vista da cidade.

Outro retrato de D. Pedro II em Nova Iorque em 1876, imagem oval, do fotógrafo Mora:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon8...

Fonte Bethesda no Central Park, com a bela escultura chamada Anjo das Águas:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon8...

Vista parcial de uma rua em Nova Iorque:

http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_iconografia/icon8...

D. Teresa Cristina Maria em Nova Iorque