Biblioteca Nacional incentiva a leitura e disponibiliza acervo virtual de obras editadas pelo Centro de Pesquisa e Editoração (CPE).

quarta-feira, 23 de setembro de 2020.
Notícia
Acervo BN, acervo digital, CPE, Fundação Biblioteca nacional
Por meio dos editais do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa e do edital de Coedição sem Ônus, a Biblioteca Nacional edita uma série de livros, teses e artigos. Visando estimular a leitura e a difusão do conhecimento durante o período de quarentena, a FBN disponibilizará gratuitamente diversas obras editadas pelo CPE em formato digital, para leitura ou download.

Dom João VI e a Biblioteca Nacional: um legado em papel - Ismênia de Lima Martins (2008)

Repertório de fontes documentais selecionadas pela representatividade que assumem ao evocarem o período joanino, esta edição foi motivada pelo aniversário de 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

Machadiana da Biblioteca Nacional - (org.) Marco Lucchesi e Raquel Martins Rêgo (2008)

Inventário de todo o material documental com autoria principal ou secundária do escritor Machado de Assis (1839-1908) existente nos acervos dos diversos setores da Biblioteca Nacional. Este livro, resultado do trabalho de pesquisa e organização desta Coordenadoria, veio facilitar as investigações sobre obra do escritor classificando o material de acordo com os suportes em que aparecem e os tipos textuais. Inova, ainda, ao relacionar os temas tratados por Machado em seus inúmeros artigos publicados em periódicos.

O acervo iconográfico da Biblioteca Nacional - Lygia da Fonseca Fernandes da Cunha (2010)

Não existe história sem memória. E não há memória sem preservação, organização e conhecimento das fontes. Foi esta moderna compreensão do papel das bibliotecas e dos bibliotecários que pautou, por mais de cinquenta anos, a fecunda atuação da bibliotecária, museóloga e pesquisadora Lygia da Fonseca Fernandes da Cunha. (texto de apresentação)

A representação da informação na Biblioteca Nacional : do documento tradicional ao digital - Angela Monteiro Bettencourt (2014)

Os exames censórios do Conservatório Dramático Brasileiro: inventário analítico (2014) - Alexandra Almada de Oliveira, Gabriela de Chevalier, Quézia Júnia de Moraes Rocha (inventário) e Valéria Pinto Lemos (organização).

Formado de pareceres sobre as peças que pleiteavam a cena no Segundo Reinado, como também de correspondência, atas e relatórios, os quais revelam discussões, já então candentes, sobre a formação do público de teatro e o papel cultural do Estado, o inventário dos mais de 7 mil documentos produzidos pelo Conservatório Dramático Brasileiro, desde a sua formação em 1843, até o final de sua primeira fase, em 1864, impressiona. (texto contracapa)

Encadernação flexível em pergaminho em obras ratas restauradas na Biblioteca Nacional do Brasil - Tatiana Ribeiro Christo (2018)

Um manual que tem como objetivo explicar as metodologias utilizadas nas encadernações de livros raros que foram restaurados por meio de máquina obturadora de papel na Fundação Biblioteca Nacional. Toda a parte teórica apresentada neste manual é detalhada passo a passo, a fim de facilitar a compreensão das técnicas descritas e, também, para oferecer a conservadores, restauradores e encadernadores um roteiro preciso de como operacionalizá-las.

Confira as publicações produzidas pela Biblioteca Nacional (BN), com o objetivo de divulgar e difundir informações de seu acervo. As obras, periódicas ou avulsas, são elaboradas com tratamento editorial, formato e iconografia cuidadosamente escolhidos para se adequar ao conteúdo apresentado. São editados inventários, catálogos, guias, índices, transcrições e fac-símiles referentes à memória documental; obras de referência, informativos e estudos técnicos desenvolvidos pelos servidores; trabalhos produzidos a partir de pesquisas no acervo; registros de cursos, seminários, palestras e outras atividades realizadas pela BN, revistas e publicações com temas de interesse de estudantes, educadores e pesquisadores nas mais diversas especializações.