200 da Independência | “Fundadores do Brasil”: Visconde de Cairu

sexta-feira, 6 de novembro de 2020.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, Secult, Turismo, Bicentenário da Independência, Fundadores do Brasil, Império do Brasil, pensamento conservador, liberalismo econômico, História do Brasil, Visconde de Cairu
José da Silva Lisboa (1756-1835), visconde de Cairu, é um dos personagens mais importantes na construção do Brasil independente. Defensor da centralização monárquica e da religião como bases para a ordem social, advogou o liberalismo econômico, esposando um tipo de reformismo que expressa o vigor da aclimatação das ideias políticas e do cosmopolitismo intelectual no Brasil oitocentista.

Leitor, tradutor e interlocutor de Edmund Burke, Montesquieu e Adam Smith, além de Ferguson, dos clássicos (como Sêneca, Cícero e Tácito) e da sabedoria bíblica, José da Silva Lisboa articulava essa constelação intelectual, a partir dos anos 1790, em uma visão travejada pelo reformismo ilustrado e pelo liberalismo econômico. Tratava-se, sobretudo, de pensar as possibilidades de reformas socioeconômicas sem abrir mão do absolutismo ilustrado e de uma crítica ao liberalismo político.

Com a construção do Estado nacional a partir do final dos anos 1820, parte pouco analisada de suas obras é composta por livros didáticos, gênero no qual Cairu foi um dos pioneiros na América Latina. Assumindo os futuros cidadãos como interlocutores e preocupados com a formação de condutas e valores no novo país, os textos prescrevem uma visão de ordem social em torno da religião, fiadora da reprodução cultural, articulando-a à necessidade da centralização monárquica e da liberdade econômica de iniciativa em uma nascente sociedade civil. Ao ensinar a prudência política em um mundo revolvido pelo espectro de 1789, Cairu funda uma noção de povo, urdida pelos costumes, e articula no campo conservador uma gramática política refratária à revolução, mas não necessariamente contra a mudança.

Para essa conversa online que marca mais um episódio da série “200 da Independência”, a construção das ideias políticas no início do século XIX, a partir de Cairu, será angulada em tópicos referentes ao liberalismo econômico, liberalismo político, conservadorismo, religião e ao papel da difusão e recepção das ideias na modernidade.

Confira ainda o artigo sobre Visconde de Cairu publicado na BNDigital: http://bndigital.bn.gov.br/artigos/fundadores-do-brasil-jose-da-silva-lisboa-visconde-de-cairu-1756-1835/

A Fundação Biblioteca Nacional convida para um episódio da série "200 da Independência"

 

Quarta-feira, 25 de novembro de 2020 às 17:00

“Fundadores do Brasil”: Visconde de Cairu

Christian Lynch (FCRB e IESP-UERJ)

Felipe Ziotti Narita (UNESP)

Moderadores:
Daniel Fernandes (Gabinete, FBN)

Luiz Ramiro (CPE, FBN)

Christian Edward Cyril Lynch, Doutor em Ciência Política pelo antigo IUPERJ (atual IESP-UERJ). É professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). É presidente do Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD) e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). É editor da Revista Insight Inteligência.

Felipe Ziotti Narita realizou pós-doutorado na USP e na UFSCar e obteve suas quatro titulações acadêmicas na UNESP. Atualmente é docente na graduação e na pós-graduação e pesquisador associado da FAPESP. Foi pesquisador convidado para a inauguração do Studienkreis Gregor Girard na Universidade de Freiburg (Suíça) e integra o coletivo polonês de ciências sociais Praktyka Teoretyczna (Universidade Adam Mickiewicz). Membro do Historiar (CNPq) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Juventude e Educação da USP. Editor-chefe da revista Cadernos CIMEAC (UFTM) e editor consultivo da Ekpyrosis Press (EUA).

 

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal