Pesquisadores apresentam seus estudos em evento na Biblioteca Nacional

sexta-feira, 27 de novembro de 2020.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN, Secult, MTurismo, Jornada de Pesquisadores, VI Jornada dos Pesquisadores, PNAP, ciência, 200 da Independência, História da Ciência, memória, linguistica, literatura
A 6ª JORNADA DE PESQUISADORES DA FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL realizada entre os dias 17 e 19 de novembro foi considerada um sucesso pelos organizadores.

cobertura-6893-pesquisadores-apresentam-seus-estudos-evento.jpeg

Adriana Gomes uma das apresentadoras da 6a Jornada de Pesquisadores
Adriana Gomes uma das apresentadoras da 6a Jornada de Pesquisadores

O evento, realizado exclusivamente online pela plataforma Even3 e transmitido pelo canal da FBN no Youtube, registrou números bastante significativos. Foram 322 inscrições de ouvintes e 56 participantes no total, entre apresentadores, comentadores, moderadores e conferencistas. 

A Jornada recebeu profissionais de diversas instituições importantes do meio científico: UFRJ, UFF, UERJ, UNIRIO, MAST, UFMG, UFBA, UFPR, UFMA, USP, Ludwig-Maximilians-Universität München  e contou com a participação de Pesquisadores do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa 2019 e 2020, membros de grupos de pesquisas ativos e vinculados à FBN, pesquisadores internos e participantes convidados.  Todos as partes e centros finalísticos da FBN – Gabinete, CPP, CCD, CCSL e CPE - estiveram representados, e foram essenciais à realização.

O programa contemplou:

- Mesa de Abertura;
- Conferência de Abertura sobre o acervo da Biblioteca Nacional e a Independência do Brasil;
- Quatro mesas para apresentação dos PNAPs 2019;
- Dois painéis para apresentação dos PNAPs 2020;
- 3 mesas para exposição de trabalhos de pesquisadores da FBN;
- 3 mesas para exposição de Grupos de Pesquisa integrados à FBN;
- Mesa de Encerramento sobre história da ciência e o lugar da Biblioteca Nacional.

Para o presidente da FBN, Rafael Nogueira, a VI Jornada de Pesquisadores representou “mais um serviço que a Biblioteca Nacional presta à sociedade brasileira e para a comunidade acadêmica e científica do Brasil”. Segundo Luiz Ramiro, coordenador-geral do CPE – Centro de Pesquisa e Editoração , responsável pela organização e realização da jornada, “assim como o edital do PNAP-2020, a Jornada da Biblioteca Nacional expressa como a instituição é um celeiro de pesquisas e produção de conhecimento, e dela pode-se ter um panorama do que se produz de melhor nas áreas de história e memória, biblioteconomia, letras e literatura”.

A Jornada de Pesquisadores é um evento anual organizado pela Fundação Biblioteca Nacional, no qual pesquisadores da instituição e pesquisadores convidados apresentam os resultados dos estudos que utilizam o acervo da instituição como fonte de investigação. Saiba mais: https://www.bn.gov.br/jornada-pesquisadores.

 

Centro de Pesquisa e Editoração

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal