200 da Independência | A imigração na formação do Brasil

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, Secult, Turismo, Bicentenário da Independência, 200 da Independência, Fundadores do Brasil, Império do Brasil, imigração, Imigrantes, História do Brasil, Portugueses no Brasil, Alemaes no Brasil, São Leopoldo, Colonização, Brasil Alemanha, Lusos Brasileiros

“Aqui se recebe um pedaço de terra cujo tamanho na Alemanha corresponderia a um condado”, escreveu à família, em 1827, um colono alemão estabelecido no Brasil.

Os homens transitam do Norte para o Sul, de Leste para Oeste, de país para país, em busca de pão e de um futuro melhor”, Ferreira de Castro, em Emigrantes, 1928.

A Fundação Biblioteca Nacional convida para um episódio da série "200 da Independência"

 

Quinta-feira, 17 de dezembro de 2020 às 17:00

“A imigração na formação do Brasil”

Rodrigo Trespach (Historiador e escritor)

Mario Luis Grangeia (Jornalista e doutor em Sociologia, ex-PNAP-FBN)

Moderadores:
Jorge Teles (CPE-FBN)

Luiz Ramiro (CPE-FBN)

Rodrigo Trespach é professor de História, pesquisador e escritor, autor de treze livros, entre eles, O Lavrador e o Sapateiro (EdiPUC, 2013) e 1824 (LeYa Brasil, 2019), este sobre a Imigração alemã no Brasil. Como pesquisador independente é colaborador do Instituto de História Regional da Universidade de Mainz, na Alemanha, onde atua no projeto Emigração do Rheinland-Pfalz, com enfoque no Brasil. Dedica-se principalmente a pesquisa de imigrantes alemães do credo protestante (luteranos e calvinistas) no período do Primeiro Reinado. Também é autor de diversos artigos para jornais e revistas nacionais e internacionais, em temas como Segunda Guerra Mundial e séculos XIX e XX. Homepage: www.rodrigotrespach.com

Mario Luis Grangeia é jornalista e doutor em Sociologia (UFRJ), com especialização em Sociologia Política e Cultura (PUC-Rio). É autor da pesquisa “A imigração no Brasil em obras de portugueses dos séculos XIX e XX”, feita como pesquisador visitante na Fundação Biblioteca Nacional (2017/2018), e do livro “Brasil: Cazuza, Renato Russo e a transição democrática” (Civilização Brasileira, 2016). Também fez pesquisas no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Desigualdade (Nied/UFRJ), na Escola Superior do Ministério Público da União e no Centro Nacional de Cultura (Portugal). Analista de comunicação social do Ministério Público Federal, foi professor do curso InVest e repórter de Exame e O Globo.

 

Acesse o canal do Youtube da FBN para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional

 

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal